GÊNERO DISCURSIVO ORAL ENTREVISTA DE SELEÇÃO: ELEMENTOS ENSINÁVEIS PARA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PROPOSTAS DE ATIVIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148539567Resumo
Este trabalho investiga a possibilidade do ensino da oralidade por meio do gênero entrevista de seleção. A escolha do tema partiu da necessidade do desenvolvimento de um instrumento de ensino fundamentado em uma prática social que pudesse ser adotada em forma de produto educacional. O objetivo de ensino é produzir uma sequência de atividades sobre o gênero oral “entrevista de seleção” a partir da sua didatização. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa para verificação dos resultados. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que explorar a oralidade por meio dos gêneros no ensino médio é viável.
Downloads
Referências
ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Comissão Técnica Nacional de Recursos Humanos e Comissão Técnica Regional Sudeste de Recursos Humanos. Guia de recrutamento e seleção de pessoal. maio/2015. Disponível em: http://www.abrapp.org.br/GuiasManuais/guia_recrutamento.pdf. Acesso em: jan. 2020.
ALVIM, Vanessa Titonelli; MAGALHÃES, Tânia Guedes. Oralidade na escola: a “escuta ativa” como procedimento didático no ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. In: BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; STRIQUER, Marilucia dos Santos Domingos; STORTO, Letícia Jovelina (Orgs.). Propostas didáticas para o ensino da língua portuguesa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, p.113-134.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 2.reimpressão. São Paulo: Editora 34, [2016] 2019.
BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Revista Raído, Dourados, MS, v.6, n. 11, p. 11-35, jan./jun., 2012.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: jan. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 1: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: ago. 2019.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: jan. 2020.
CHEVALLARD, Yves. On didactic transposition theory: some introductory notes. 1989. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/rubrique.php3?id_rubrique=6. Acesso em: jan. 2020.
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldade de aprendizagem. Tradução de Fabrício Decândio e Anna Raquel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
FÁVERO, Leonor Lopes. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas; FFLCH/USP, 2000, p.79-98.
FÁVERO, Leonor Lopes. O tópico discursivo. In: PRETI, D. (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas, 1999, p.33-54.
GARRET, Annette. A Entrevista: seus princípios e métodos. 8.ed. Tradução de Maria de Mesquita Sampaio et al. Rio de Janeiro: Agir, 1981.
HOFFNAGEL, Judith Chambliss. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p.195-208.
JUSTUS, Roberto. Entrevista de estágio com Roberto Justus. 2012. (12m48s). Disponível em: https://www.Youtube.com/watch?v=Pq6sNZGnOVk&t=20s. Acesso em: jan. 2020.
LODI, João Bosco. A entrevista: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 1971.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5.ed. São Paulo: Ática, 2006.
MORATTO, Juliana; STORTO, Letícia Jovelina. Ensino da oralidade por meio do gênero textual/discursivo entrevista de seleção: relato da implementação de uma sequência de atividades. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 22, n. 1, p. 114-140, abr. 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p114.
OS ESTAGIÁRIOS (filme). A entrevista. 2013. (2m03s). Disponível em: https://www.Youtube.com/watch?v=6lNIdux_9xU&t=47s. Acesso em: jan. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: língua portuguesa. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_port.pdf. Acesso em: jan. 2020.
RODRIGUES, Elisabete. Entrevistas para emprego: “o candidato”: gabinete de imagem e relações com o exterior. O Porto: Universidade do Porto, 2006.
SELLTIZ, Claire et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 5.reimpressão. Revisão e tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Herder, 1965.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (2)
- 2020-08-04 (1)