Gramática na sala de aula: algumas reflexões sobre o ensino dos substantivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148537990

Palavras-chave:

Substantivos (nomes), Materiais didáticos, Ensino de gramática, Aula de português

Resumo

Inscrito na Didática de Línguas e na Linguística Aplicada, o artigo discute o tratamento dos substantivos em materiais didáticos e aulas de português. A reflexão central, baseada em Bagno (2010, 2011), Givón (2012), Perini (2010) e Neves (2012), parte do pressuposto da necessidade de compreender os nomes pelo enfoque morfológico-sintático-semântico e textual-discursivo no processo de ensino-aprendizagem de língua materna. As análises indicaram: relação tensa entre a utilização dos textos para ensino dos substantivos nos materiais impressos; e conflitos no currículo do cotidiano entre o discurso da tradição e da inovação para ensinar/avaliar tais conhecimentos gramaticais.

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Biografia do Autor

Clecio dos Santos Bunzen, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco.

Glaúcia Renata Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Mestre e doutora em Letras na área de concentração em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, Gláucia é Professora Associada de Língua Portuguesa do Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Bunzen, C. dos S., & Nascimento, G. R. P. do. (2019). Gramática na sala de aula: algumas reflexões sobre o ensino dos substantivos. Letras, (58), 249–276. https://doi.org/10.5902/2176148537990

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