Significados sem palavras: uma análise do livro infantil Bárbaro sob a perspectiva sociossemiótica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148525325Palavras-chave:
Multimodalidade, Literatura infantil, Narrativas visuaisResumo
A investigação de recursos multimodais na literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades interpretativas críticas. Propomos, no presente estudo, uma análise do premiado livro brasileiro Bárbaro (MORICONI, 2013) sob a perspectiva da semiótica social1 . Inicialmente com base em Halliday e Matthiessen (2004), apresentamos as três metafunções presentes em qualquer texto, relacionando-as especificamente à Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e a narrativas visuais (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2013). A seguir, efetuamos uma análise dessas metafunções (dos significados representacionais, interacionais e composicionais) no livro. Resultados sugerem que a análise empreendida permite a descrição detalhada sobre o desenrolar da narrativa, a sequência dos eventos, os personagens, suas ações, atributos e emoções, bem como a distribuição de elementos visuais, entre outras características. Esperamos que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento de multiletramentos.
Downloads
Referências
BEZERRA, F. A. S.; NASCIMENTO, R. G.; HEBERLE, V. M. . Análise multimodal de anúncios do programa “Na Mão Certa”. Letras (UFSM) online, v. 20(40), p. 9-26, 2010.
CABRAL, S.; BARBARA, L. (Orgs.). Estudos sistêmico-funcionais: desdobramentos e interfaces. Revista Letras, n. 50, jun. 2015.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
EGGINS, S. An introduction to systemic functional linguistics. 2nd. ed. New York/London: Continuum, 2004.
GUIJARRO, A. J. M. A multimodal analysis of picture books for children. Sheffield/Bristol: Equinox, 2014.
HALLIDAY, M. A. K. Language as a Social Semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 3rd edition. London: Arnold, 2004.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. 1. ed. London: Routledge, 1996.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
KRESS, G. Meaning as work: Individuals, society and the production of representational resources. In: SANCHEZ-MACARO, A; CARTER, R. (eds.). Linguistic Choice across Genres: Variation in spoken and written English. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1998, p. 3-26.
KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London : Routledge. 2003.
KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London and New York : Routledge. 2010.
LEWIS, D. Reading contemporary picture books: Picturing text. London. Routledge, 2001.
MORICONI, R. Bárbaro. Companhia das Letrinhas, 2013.
NASCIMENTO, R. G.; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M.. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 14, p. 529-552, 2011.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Cazden, Courtney; Cope, Bill; Fairclough, Norman; Gee, Jim; et al. Harvard Educational Review ProQuest Psychology Journals. 1996. Retrieved from:
http://vassarliteracy.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf.
NODELAMN, P. Words about Pictures: The Narrative Art of Children’s Picture Books. Athens, GA: University of Georgia Press. 1988.
PAINTER, C.; MARTIN, J. R.; UNSWORTH, L. Reading Visual Narratives. London: Equinox, 2013.
SALISBURY, M; STYLES, M. Children’s picturebooks: the art of visual storytelling. London: Laurence King, 2012.
TOOLAN, M. Narrative: A critical linguistic introduction. London and New York: Routledge, 1988.
UNSWORTH, L. Teaching multiliteracies across the curriculum: changing contexts of text and image in classroom practice. Buckingham, UK: Open University, 2001.
UNSWORTH, L. Multimodal semiotics: functional analyses in contexts of education. London;New York: Continuum, 2008.
UNSWORTH, L. Reconfiguring image-language relations and interpretive possibilities in picture books as animated movies: A site for developing multimodal literacy pedagogy. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 64, p. 15-47, 2013.
UNSWORTH, L.; THOMAS, A. English Teaching and New Literacies Pedagogy: Interpreting and Authoring Digital Multimedia Narratives. New York: Peter Lang Publishing, 2014.