Significados sem palavras: uma análise do livro infantil Bárbaro sob a perspectiva sociossemiótica

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148525325

Mots-clés :

Multimodalidade, Literatura infantil, Narrativas visuais

Résumé

A investigação de recursos multimodais na literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento de possibilidades interpretativas críticas. Propomos, no presente estudo, uma análise do premiado livro brasileiro Bárbaro (MORICONI, 2013) sob a perspectiva da semiótica social1 . Inicialmente com base em Halliday e Matthiessen (2004), apresentamos as três metafunções presentes em qualquer texto, relacionando-as especificamente à Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e a narrativas visuais (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2013). A seguir, efetuamos uma análise dessas metafunções (dos significados representacionais, interacionais e composicionais) no livro. Resultados sugerem que a análise empreendida permite a descrição detalhada sobre o desenrolar da narrativa, a sequência dos eventos, os personagens, suas ações, atributos e emoções, bem como a distribuição de elementos visuais, entre outras características. Esperamos que o estudo possa contribuir para o desenvolvimento de multiletramentos.

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Viviane Maria Heberle, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

É pesquisadora do CNPq e professora titular aposentada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Letras/Inglês, no Programa de Pós-Graduação em Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1974), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e pós-doutorado pela University of Sydney, Austrália (2004).

Verônica Pereira Coitinho Constanty, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Candido Rondon, PR

Docente efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) atuando no curso de Letras: Português-Inglês-Alemão-Espanhol. É doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Santa Catarina (2018), possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e especialização em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Letras: Português-Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1999).

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Publié-e

2016-06-22

Comment citer

Heberle, V. M., & Constanty, V. P. C. (2016). Significados sem palavras: uma análise do livro infantil Bárbaro sob a perspectiva sociossemiótica. Letras, (52), 89. https://doi.org/10.5902/2176148525325

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