Contribuições da linguística sistêmico-funcional (lsf) para o entendimento do texto literário em contexto de formação de tradutores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520218

Palavras-chave:

Tradução literária, Ideologia, Avaliatividade, Formação de tradutores

Resumo

Este capítulo parte da definição de texto como artefato (cultural) para discutir formas  de  abordagem  do  texto  literário  em  contexto  de  tradução.  Depreende-se  dessa discussão que as relações entre o texto original e sua retextualização para uma línguaalvo,  no  par  linguístico  inglês-português,  não  são  diretas,  mas,  ao  contrário,  saturadas de  ideologias.  As  perguntas  que  orientaram  a  escrita  deste  capítulo  foram:  O  que  deve ser  levado  em  conta  no  texto  literário  no  momento  de  sua  tradução?  Como  traduzi-lo de  modo  a  apreender  todas  as  relações  que  a  trama  faz  com  a  realidade  (ficcional)  de seus personagens, em contextos sociais às vezes tão adversos, quando comparados com o  contexto  da  cultura  receptora?  As  discussões  conduzem  para  o  reconhecimento  da problemática instaurada no ato de traduzir, sobretudo quando se utiliza o arcabouço teóricometodológico da Avaliatividade (Appraisal) para o entendimento dessa problemática.

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Biografia do Autor

Adail Sebastião Rodrigues-Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG

Doutor em Linguística Aplicada (UFMG), pós-doutor em Estudos da Linguagem (PUC-SP) e professor de Linguística e Tradução da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2015-10-28

Como Citar

Rodrigues-Júnior, A. S. (2015). Contribuições da linguística sistêmico-funcional (lsf) para o entendimento do texto literário em contexto de formação de tradutores. Letras, (50), 409–420. https://doi.org/10.5902/2176148520218