O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520209

Palavras-chave:

Análise de discurso, Sistema discursivo de conjunção, Sequenciamento, Explicação, Texto acadêmico

Resumo

Dentre os seis sistemas discursivos propostos por Martin e Rose (2007 [2003]), o sistema de conjunção possibilita analisar as relações entre os processos de um texto com base em quatro tipos gerais de conjunções: adição, comparação, tempo e consequência. A partir de um recorte do corpusdos textos que compõem o SAL – Systemics Across Languages,nosso objetivo neste texto é observar como se caracterizam as relações conjuntivas em textos acadêmicos, com foco nas ocorrências léxico-gramaticais de sequenciamento e de explicação, como forma de explorar o texto acadêmico em quatro realizações distintas: um artigo de graduação, um trabalho de conclusão de curso de graduação, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. O objetivo primordial é explorar como os mecanismos estão organizados nos quatro níveis acadêmicos e o que revelam sobre a produção textual, fornecendo subsídios para outros estudos sobre textos e gêneros acadêmicos que, por sua vez, podem embasar propostas de letramento acadêmico, principalmente no que diz respeito à formação do pesquisador e sua produção textual e o ensino da produção escrita.

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Biografia do Autor

Orlando Vian Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professor associado atuando no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. É mestre (1997) e doutor (2002) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu estágio pós-doutoral sob supervisão de Antoneita Celani na PUC-SP (2010) e sob supervisão de James R. Martin na Universidade de Sydney, Austrália (2014). Foi professor na graduação e pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Wellington Vieira Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Açu, RN

Wellington Vieira Mendes é doutorado ndo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPeL/UFRN), com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Vian Jr., O., & Mendes, W. V. (2015). O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação. Letras, (50), 163–186. https://doi.org/10.5902/2176148520209