A lusofonia e os autores nas Jornadas de Passo Fundo: circunstâncias, maçãs e tranças nagô

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512205

Palavras-chave:

Identidade, Lusofonia, Jornada Nacional de Literatura

Resumo

O texto pretende apresentar vários testemunhos de escritores e intelectuais da lusofonia que foram convidados a participar das Jornadas de Literatura de Passo Fundo, entre o início dos anos 90 e a atualidade. Tais testemunhos referem-se, entre outros aspectos, a discussões atinentes à questão da identidade, observadas as relações culturais entre os países de expressão portuguesa. Contextualizando o surgimento e a consolidação das Jornadas em um panorama sociopolítico e observando a natureza dialógica dos enunciados e dos discursos, este trabalho observará a palavra do “outro”, dos escritores que chegam ao Brasil dispostos a discutir a própria identidade, com a propriedade de fazer-nos,  por  nosso  lado,  refletir  sobre  a  nossa  identidade  e  sobre  a  forma  como  nos identificamos com esse outro que nos é tão semelhante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Rettenmaier, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Possui Mestrado em Teoria da Literatura (1998), Doutorado também em Teoria da Literatura (2002), ambos pela PUCRS e Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2014) É professor (Titular III) na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Referências

ABDALA, B.; SCARPELLI (Org.). Portos flutuantes. São Paulo: Atelier, 2004.

ALVES, Clara Ferreira. O nacional e as manifestações populares na ficção narrativa. In: RÖSING, T.; RETTENMAIER, M. Diversidade cultural: o diálogo das diferenças. Passo Fundo: Ed. da UPF, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

COUTO, Mia. Arte, moral e erotismo. In: RÖSING, T.; RETTENMAIER, M. Leitura da arte & arte da leitura. Passo Fundo: Ed. da UPF, 2009.

COUTO, Mia. Da existência ou não de regionalismo na literatura. Formando uma sociedade leitora. In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 7., 1999, Passo Fuundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF, 1999.

GUIMARÃES, Josué. Avaliação crítica da Jornada. In: RÖSING, T.; AGUIAR, V. Jornadas de literatura: o prazer do diálogo entre autores e leitores. Passo Fundo: Ed. da UPF, 1991.

MACEDO, Helder. Rota dos escravos: abordagem histórica e literária. In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 8., 2001, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF, 2001.

PINTO, Madalena Vaz. Gonçalo Tavares: o filho mais desenvolto de Álvaro de Campos? Convocação de textos. Abril, Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, v. 3, n. 4, abr. 2010.

PIRES, J. C O papel do escritor: romper ou contemporizar? In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 5., 1993, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF: PMPF, 1993.

REIS, C. O papel do escritor: romper ou contemporizar? In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 5., 1993, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF: PMPF, 1993.

REMÉDIOS, M. L. O papel do escritor: romper ou contemporizar? In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 5., 1993, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF: PMPF, 1993.

STAM, Robert. Bakhtin. Da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 2000.

TAVARES, Gonçalo. Identidade, literatura e cultura na globalização. In: RÖSING, T. Leitura entre nós. Passo Fundo: Ed. da UPF. No prelo.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Rettenmaier, M. (2012). A lusofonia e os autores nas Jornadas de Passo Fundo: circunstâncias, maçãs e tranças nagô. Letras, (45), 49–63. https://doi.org/10.5902/2176148512205