A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148512183Palavras-chave:
Rhetoric. Brazilian grammatization. Authorship. LegitimacyResumo
Neste texto buscamos apresentar, dentro da perspectiva da História das Ideias Linguísticas, uma análise discursiva das condições de produção da obra didática de Frei Caneca (início do século XIX), apontando para parte do processo de significação que instaura um poder dizer brasileiro sobre a sua língua. Trata-se, pois, de buscar compreender filiações de sentido do processo de gramatização da língua brasileira em um recorte particular: o dizer sobre a retórica – lugar autorizado e desautorizado do bem dizer.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-01
Como Citar
Pfeiffer, C. C. (2011). A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER. Letras, (42), 251–283. https://doi.org/10.5902/2176148512183
Edição
Seção
Artigos