A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER

Auteurs

  • Claudia Castellanos Pfeiffer

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148512183

Mots-clés :

Rhetoric. Brazilian grammatization. Authorship. Legitimacy

Résumé

Neste texto buscamos apresentar, dentro da perspectiva da História das Ideias Linguísticas, uma análise discursiva das condições de produção da obra didática de Frei Caneca (início do século XIX), apontando para parte do processo de significação que instaura um poder dizer brasileiro sobre a sua língua. Trata-se, pois, de buscar compreender filiações de sentido do processo de gramatização da língua brasileira em um recorte particular: o dizer sobre a retórica – lugar autorizado e desautorizado do bem dizer.

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Publiée

2011-06-01

Comment citer

Pfeiffer, C. C. (2011). A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER. Letras, (42), 251–283. https://doi.org/10.5902/2176148512183

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