A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148512183Mots-clés :
Rhetoric. Brazilian grammatization. Authorship. LegitimacyRésumé
Neste texto buscamos apresentar, dentro da perspectiva da História das Ideias Linguísticas, uma análise discursiva das condições de produção da obra didática de Frei Caneca (início do século XIX), apontando para parte do processo de significação que instaura um poder dizer brasileiro sobre a sua língua. Trata-se, pois, de buscar compreender filiações de sentido do processo de gramatização da língua brasileira em um recorte particular: o dizer sobre a retórica – lugar autorizado e desautorizado do bem dizer.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2011-06-01
Comment citer
Pfeiffer, C. C. (2011). A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER. Letras, (42), 251–283. https://doi.org/10.5902/2176148512183
Numéro
Rubrique
Artigos