A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148512183Schlagworte:
Rhetoric. Brazilian grammatization. Authorship. LegitimacyAbstract
Neste texto buscamos apresentar, dentro da perspectiva da História das Ideias Linguísticas, uma análise discursiva das condições de produção da obra didática de Frei Caneca (início do século XIX), apontando para parte do processo de significação que instaura um poder dizer brasileiro sobre a sua língua. Trata-se, pois, de buscar compreender filiações de sentido do processo de gramatização da língua brasileira em um recorte particular: o dizer sobre a retórica – lugar autorizado e desautorizado do bem dizer.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2011-06-01
Zitationsvorschlag
Pfeiffer, C. C. (2011). A “OBRA DIDÁTICA" DE FREI CANECA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: CONFIGURAÇÕES DE UM PODER DIZER. Letras, (42), 251–283. https://doi.org/10.5902/2176148512183
Ausgabe
Rubrik
Artigos