Programa de Avaliação do Condicionamento físico e Treinamento Orientado à competição (P.A.C.T.O.): Um relato de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546472197Palavras-chave:
Avaliação, Treinamento, DesempenhoResumo
Neste ensaio, descrevemos a prática extensionista de criação e funcionamento do Programa de Avaliação do Condicionamento Físico e Treinamento Orientado à Competição (P.A.C.T.O.), na Universidade Federal do Pampa, que tem o objetivo de promover orientações quanto a prática esportiva e estimular a realização de exercícios físicos seguros e saudáveis. Dentro do programa, subprojetos envolvem avaliações, eventos, e acompanhamento de atletas, clínicas científicas de ciclismo e workshops científicos de corrida de rua. Nos primeiros anos, o P.A.C.T.O. se mostrou um programa muito relevante para a promoção da extensão universitária, fomentando a interdisciplinaridade, atuação na comunidade e troca de conhecimentos entre o ambiente acadêmico e a sociedade.
Downloads
Referências
BALKE, B.; WARE, R. W. An experimental study of physical fitness of Air Force personnel. U S Armed Forces Med J, v. 10, n. 6, Jun, p. 675-688. 1959.
BORG, G. A. Psychophysical bases of perceived exertion. Med Sci Sports Exerc, v. 14, n. 5, p. 377-81. 1982.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 (2018).
CARDOSO, A. et al. O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da ABENO, v. 15, 08/09, p. 12. 2015.
CARPES, F. et al. Anatomia funcional. São Paulo: Phorte, 2011.
CRONIN, J et al. A Brief Review of Handgrip Strength and Sport Performance. J Strength Cond Res, v. 31, n. 11, Nov, p. 3187-3217. 2017.
DEAKIN, G.; DAVIE, A. Reliability and Validity of an Incremental Cadence Cycle O 2max Testing Protocol for Trained Cyclists. Journal of Exercise Science & Fitness - J EXERC SCI FIT, v. 9, 12/31, p. 31-39. 2011.
GUIMARÃES, G. V. et al. Pés: devemos avaliá-los ao praticar atividade físico-esportiva? Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 6, p. 57-59. 2000.
HALOUA, M. H. et al. Semmes-weinstein monofilaments: influence of temperature, humidity, and age. J Hand Surg Am, v. 36, n. 7, Jul, p. 1191-1196. 2011.
JACKSON, A. S.; POLLOCK, M. L. Generalized equations for predicting body density of men. Br J Nutr, v. 40, n. 3, Nov, p. 497-504. 1978.
NEVES, B. H. et al. Ensinando ciências básicas através de casos clínicos: Percepção dos estudantes de Fisiologia sobre o uso deste método. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 17, 06/03, p. 13-25. 2019.
PETROSKI, E. L. Antropometria: técnicas e padronizações. Várzea Paulista: Fontoura Editora, 1999.
PRIEGO QUESADA, J. I. et al. Effect of bike-fit in the perception of comfort, fatigue and pain. J Sports Sci, v.35, n.14, Jul, p.1459-1465. 2017.
SILVA, A. A. et al. Análise do perfil, funções e habilidades do fisioterapeuta com atuação na área esportiva nas modalidades de futebol e voleibol no Brasil. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 15, p. 219-226. 2011.
SOUZA, R. B. An Evidence-Based Videotaped Running Biomechanics Analysis. Phys Med Rehabil Clin N Am, v. 27, n. 1, Feb, p. 217-36. 2016.
WELLS, K. F.; DILLON, E. K. The Sit and Reach—A Test of Back and Leg Flexibility. Research Quarterly. American Association for Health. Physical Education and Recreation, v. 23, n. 1, 1952/03/01, p. 115-118. 1952.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Inaê de Oliveira Marcelo, Marcos Roberto Kunzler, Renato Ribeiro Azevedo, Felipe Pivetta Carpes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


