Programa de evaluación de la condición física y entrenamiento orientado a la competencia (p.a.c.t.o.): informe de extensión universitaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546472197

Palabras clave:

Evaluación, Capacitación, Actuación

Resumen

En este ensayo, describimos la práctica extensionista de creación y funcionamiento del Programa de Evaluación del Acondicionamiento Físico y Entrenamiento Orientado a la Competición (P.A.C.T.O.), de la Universidad Federal de Pampa, que tiene como objetivo promover lineamientos en la práctica deportiva y fomentar la realización de ejercicios físicos seguros y saludables. Dentro del programa, los subproyectos involucran evaluaciones, eventos y seguimiento de atletas, clínicas científicas de ciclismo y talleres científicos de carreras callejeras. En los primeros años, el P.A.C.T.O. demostró ser un programa muy relevante para la promoción de la extensión universitaria, fomentando la interdisciplinariedad, la acción en comunidad y el intercambio de conocimientos.

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Biografía del autor/a

Inaê de Oliveira Marcelo, Universidade Federal do Pampa

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Mestra em Ciências Fisiológicas pela UNIPAMPA. Bolsista CNPq de Doutorado no Programa de Pós Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (UNIPAMPA) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP).

Marcos Roberto Kunzler, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Vice líder do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP). Atualmente é associado e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Biomecânica, membro associado da International Society Of Biomechanics, Servidor Técnico Desportivo e responsável pelo laboratório de Neuromecânica da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Interesse de pesquisa em adaptações agudas ao exercício físico envolvendo Neuromemânica, Neurofisiologia e comportamento, Esporte, Biomecânica, Fisiologia do exercício e Cronobiologia, Educação Física Escolar. 

Renato Ribeiro Azevedo, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Fisiológicas - Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Educação Física no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Linha de Pesquisa: Avaliações Morfológicas e Biomecânicas. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - 2015).

Felipe Pivetta Carpes, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

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Publicado

2025-06-16

Cómo citar

Marcelo, I. de O., Kunzler, M. R., Azevedo, R. R., & Carpes, F. P. (2025). Programa de evaluación de la condición física y entrenamiento orientado a la competencia (p.a.c.t.o.): informe de extensión universitaria. Kinesis, 43, e72197. https://doi.org/10.5902/2316546472197

Número

Sección

Artículos originales