ATIVIDADE FÍSICA, COMPOSIÇÃO DA DIETA E GORDURA CORPORAL EM INDIVÍDUOS ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648596Resumen
O estudo analisa associações entre composição da dieta, níveis de prática da atividade física e gordura corporal em indivíduos adultos. A amostra utilizada constituiu-se de 62 sujeitos com idades entre 20 e 45 anos. Informações acerca da composição da dieta foram obtidas a partir de registros dietéticos por um período de 7 dias consecutivos, sendo estabelecidas estimativas quanto ao suprimento energético médio/dia e proporções da quantidade de calorias proveniente dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. O nível de prática da atividade física foi estabelecido mediante estimativas da demanda energética correspondente as atividades físicas do cotidiano e o consumo máximo de oxigênio. Como indicadores de gordura corporal recorreu- se as informações do índice de massa corporal, da quantidade de gordura relativa ao peso corporal e da relação circunferência de cintura/quadril. Os resultados encontrados indicaram que, em ambos os sexos, as proporções relativa do suprimento energético proveniente dos lipídios e dos carboidratos apresentaram maior participação na variação da quantidade de gordura corporal que a hiperfagia. O nível de prática da atividade física foi identificado como principal determinante da adiposidade. Juntas as duas variáveis de atividade física responderam por entre 45% e 73% da variação da quantidade de gordura corporal. Conclui-se que a composição da dieta e o nível de prática da atividade física podem desempenhar importante papel nos depósitos de gordura corporal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.