ATIVIDADE FÍSICA, COMPOSIÇÃO DA DIETA E GORDURA CORPORAL EM INDIVÍDUOS ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648596Abstract
O estudo analisa associações entre composição da dieta, níveis de prática da atividade física e gordura corporal em indivíduos adultos. A amostra utilizada constituiu-se de 62 sujeitos com idades entre 20 e 45 anos. Informações acerca da composição da dieta foram obtidas a partir de registros dietéticos por um período de 7 dias consecutivos, sendo estabelecidas estimativas quanto ao suprimento energético médio/dia e proporções da quantidade de calorias proveniente dos carboidratos, dos lipídios e das proteínas. O nível de prática da atividade física foi estabelecido mediante estimativas da demanda energética correspondente as atividades físicas do cotidiano e o consumo máximo de oxigênio. Como indicadores de gordura corporal recorreu- se as informações do índice de massa corporal, da quantidade de gordura relativa ao peso corporal e da relação circunferência de cintura/quadril. Os resultados encontrados indicaram que, em ambos os sexos, as proporções relativa do suprimento energético proveniente dos lipídios e dos carboidratos apresentaram maior participação na variação da quantidade de gordura corporal que a hiperfagia. O nível de prática da atividade física foi identificado como principal determinante da adiposidade. Juntas as duas variáveis de atividade física responderam por entre 45% e 73% da variação da quantidade de gordura corporal. Conclui-se que a composição da dieta e o nível de prática da atividade física podem desempenhar importante papel nos depósitos de gordura corporal.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.