Esporte e meios de comunicação : uma reflexão critica
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648503Resumen
ESTE ARTIGO FAZ UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E 0 ESPORTE, BUSCANDO DESVELAR AS FORMAS DE VEICULA- ÇÃO DAS INFORMAÇÕES ESPORTIVAS, A INTENCIONALIDADE DE TAL PROCESSO DE INFORMAÇÃO E A CONCEPÇÃO DE ESPORTE SUBJACENTE A ESSA POLÍTICA CULTURAL. NESSE ÂMBITO FOI RESGATADA A CONTRIBUIÇÃO DE ALTHUSSER AO DESENVOLVER A TEORIA DOS APARELHOS DE REPRODUÇÃO DO ESTADO. ESTE AUTOR DISTINGUE OS APARELHOS REPRESSIVOS DO ESTADO (ARE) E OS APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO CAIE), QUE NOS INTERESSAM DIRETAMENTE POR ABRANGEREM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E 0 ESPORTE CAIE CULTURAL). SENDO ASSIM, VAMOS ABORDAR A QUESTÃO DO ESPORTE NA SUA MANIFESTAÇÃO, ENQUANTO FENÔMENO CULTURAL. FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL 0 ESQUEMA DUAL PROPOSTO POR BRACHT C1989) ACERCA DA MULTIFAC ITUDE DO FENÔMENO ESPORTIVO: 0 ESPORTE DE RENDIMENTO OU ESPETÁCULO E 0 ESPORTE ENQUANTO ATIVIDADE DE LAZER. ESTA REFLEXÃO SE DETÉM NO PRIMEIRO TÓPICO, POR SER ESTE EVIDENCIADO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. ESTE ESTUDO FOI FINALIZADO APONTANDO ALGUNS CAMINHOS, PARA NÃO SE FICAR SOMENTE NA POSTURA DE DENÚNCIA, VISUALIZANDO TENTATIVAS DE SUPERAÇÃO DO JÁ ESTABELECIDO.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.