Sobre la idea del enseñar movimiento vía opción dialógica-problematizadora: para reflexionar sobre "se movimentar"
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546464713Palabras clave:
Educación física, enseñar, dialógica-problematizadoraResumen
Los problemas que impregnan la enseñanza y el aprendizaje siempre han traspasado el ámbito de la Educación Física. La idea de aprender a "se movimentar" a través de la enseñanza dialógico-problematizadora surge, aunque sea en parte, del acto de Elenor Kunz encontrar en Paulo Freire principios importantes para (re) pensar la enseñanza de la Educación Física en las escuelas de Brasil (KUNZ, 1991). Este texto tiene como tesis central la pregunta: sobre qué quiere decir Elenor Kunz al referirse a una enseñanza del movimiento dialógico-problematizador? Y pretende dar respuesta, sobre todo, a lo que propone esta concepción de la enseñanza del movimiento. Por tanto, se trata de una investigación teórica, que consiste en (re) construir conceptos, teorías e ideas, buscando ampliar las discusiones. Por este camino, se recupera la tradición holandesa y alemana de movimiento humano (Sich bewegen). Finalmente, retoma la idea de enseñar movimiento vía opción dialógico-problematizador, en el sentido de seguir pensando en los desafíos que permean la enseñanza y el aprendizaje en la actualidad.
Descargas
Citas
FRANKFURTER ARBEITSGRUPPE (HRSG.). Offener Sportunterricht – Analy-Sieren Und Planen. Reinbek, 1982.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
______________. Pedagogia do Oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
______________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HEIJ, Peter. Begründungen eine Verantwortungs Bewegungsunterricht. Budel, Nederland: Damon, 2006.
(Tradução do holandês para o alemão por Andreas H. Trebels em 2009, e do alemão para o português por Elenor Kunz em 2014).
HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Ação dialógica na Educação Física: considerações educacionais teóricas e pedagógicas de movimento. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 63, p. 01-16, 5 ago. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72870.
KUNZ, Elenor. O esporte como conteúdo hegemônico da Educação Física escolar. Ijuí: Contexto & Educação, 1989.
_____________. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991. [Coleção Educação Física, 3 ed. 2012].
_____________. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994. [Coleção Educação Física, 8 ed. 2014].
____________. Por uma concepção teórico-filosófica do Movimento Humano. In: anais. V Colóquio de pesquisa qualitativa em Motricidade Humana: Motricidade, Educação e Experiência, 5. 2012, São Carlos, p.59-67.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TREBELS, Andreas Heinrich. Plaidoyer para um diálogo entre teorias do movimento humano e teorias do movimento no esporte. Rev. Bras. Ciên. Esp., Campinas, v. 13, n. 3, p. 338-344, maio, 1992.
_______________________.Uma concepção dialógica e uma teoria do movimento humano. Perspectiva. v. 21, n. 1, p. 249-267, jan. /jun. 2003.
________________________. A concepção dialógica do movimento humano: uma teoria do “se-movimentar”. In: KUNZ, E.; TREBELS, A. H. (Org.). Educação física crítico emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
TAMBOER, Jan W. I. Movimentar-se: um diálogo entre o homem e o mundo. Revista Pedagógica do Esporte, Hamburgo, v. 3, n. 2, p. 14-29, março 1979. [Tradução do Grupo de Trabalho Pedagógico UFSM/UFPE, 1986]. [Sich-bewegen: ein Dialog zwischen Mensch und Welt in: Sportpädagogik].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.