EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPECTATIVAS E FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648177Abstract
O objetivo deste trabalho foi de verificar quais as expectativas que os acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSM tinham em relação à Prática de Ensino e se essas concretizaram-se ou não. Através de uma metodologia descritiva foram levantados dados referentes a (1) contribuição que pretendiam deixar aos alunos; (2) condições que esperavam para ministrar as aulas; (3) orientação que iriam ter; (4) conhecimentos adquiridos no curso que seriam mais úteis; (5) importância de experiências anteriores como docente; (6) expectativa de vir a trabalhar com a Educação Física escolar e (7) como julgavam a sua preparação profissional. A amostra foi constituída de 47 acadêmicos do T semestre e os dados coletados através de um questionário aplicado em dois momentos: anterior a ida nas escolas e no final do semestre. Evidenciou-se que os acadêmicos estão cientes da própria formação, das más condições físicas e materiais para o trabalho, no entanto sentem-se despreparados para enfrentar imprevistos, fato evidenciado pela cobrança da presença constante do orientador da disciplina. Toma-se necessário dar condições adequadas para estes acadêmicos ministrarem suas aulas e envolvê-los com pesquisa, ensino e extensão. Dessa forma os acadêmicos terão maior segurança ao atuarem durante a prática de ensino o que pode influenciar, no futuro, na escolha do campo de trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


