A figura de Reiner Hildebrandt-Stramann na configuração do modelo Tratamento Pedagógico do Corpóreo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546488468Palavras-chave:
Escola Móvel, Tratamento pedagógico corpóreo, Corpo e movimentoResumo
Os autores deste artigo, colegas e colaboradores na criação da teoria educacional abrangente conhecida como Tratamento Pedagógico do Corpóreo, liderada pelo professor Marcelino Vaca Escribano, analisam as possíveis influências que as ideias de Reiner Hildenbrant-Stramann tiveram sobre o modelo durante mais de duas décadas de intercâmbio e trabalho de pesquisa conjunta. Fazemos isso com base na ideia de Escola Móvel que conseguimos apreender das diversas publicações, palestras, práticas e debates que compartilhamos com o professor da Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), tomando como guia o artigo da revista Movimento intitulado "Escola(s) em Movimento" (2005).
Ambos os modelos se baseiam na afirmação de que o Corpo - para o TPC - e o Movimento - para a Escola Móvel - são elementos essenciais na configuração de uma escola que deseja cumprir a dupla missão de ensinar e educar. Eles compartilham uma visão ecológica da instituição educacional na qual todos os seus componentes (teorias, programas, espaços, pessoas, materiais etc.) devem ser integrados e complementados para atender aos sujeitos que são corpos e que aprendem em movimento.
Downloads
Referências
ARNOLD, P. J. Educación Física, movimiento y currículum. Madrid: Ed. Morata, 1991.
DIECKERT, J.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Perspectivas para o desenvolvimento da ciência do esporte no Brasil com enfoque na formação de professores de Educação Física escolar – ponto de vista alemão. In: KUNZ, E.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (Org.). Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 15-31
GARCÍA-MONGE, A.; ABARDÍA COLÁS, F. Orientaciones para el diseño de escenarios para la exploración motriz en educación infantil, Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 5(1), doi: 10.22370/ieya.2019.5.1.1372. 2019, p. 54-75.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Escola(s) em movimento*. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n.1, jan./abr. de 2005, p. 121-139.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Escola Primária em movimento - movimento na Escola Primária. Revista da Educação Física/UEM, 12(2), 2001, p. 119-128.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Exploração do mundo através de experiências elementares de movimento. Revista da Educação Física, v. 22, n. 4, https://doi.org/10.4025/REVEDUCFIS.V22I4.12323. 2011, p. 487-496.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; BECKMANN, H; PROBST, A; WICHMANN, K; BORES CALLE, N. J.; MARTÍNEZ ÁLVAREZ, L; GARCIA MONGE, A. J.; BARBERO GONZALEZ, J. I. Bewegte Ganztagsgrundschulen in Deutschland und Spanien. Ein interkultureller Vergleich. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren GmbH, 2016.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; BECKMANN, H.; FAUSTINO, A.; PROBST, A; WICHMANN, K. Bewegung, Spiel und Sport in der Ganztagsschule: Ein interkultureller Vergleich zwischen Deutschland und Portugal. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren GmbH. 2014.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; FAUSTINO, A.. Um retrato de movimento do agrupamento de escolas João Roiz. Movimento, jogo e desporto na escola de período integral. Castelo Branco: IPCN, 2013.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; RORATO SAGRILLO, D.; MORSCHBACHER, M.; VILANOVA ILHA, P. Oficina de movimento – uma contribuição dos futuros professores de Educação Física. In: HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; ERINA PALMA, L.; RORATO SAGRILLO, D.; MORSCHBACHER, M.; DA SILVA CAMARGO, M. C.; VILANOVA ILHA, P. (Orgs). Mudanças Curriculares na Formação Universitária dos Estudantes de Educação Física. Unijuí. Ciudad de Ijuí. 2024, p.167-190.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; LINS, V. Escola de ensino fundamental(s) em movimento – movimento na escola de ensino fundamental. Revista Educação em Questão, v. 30, n. 16. 2007, p. 37-56.
KIRK, D. Con la escuela en el cuerpo, cuerpos escolarizados: la construcción de identidades internacionales en la sociedad postdisciplinaria. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 4-5, (monográfico: Una escuela con cuerpo), 2007, p. 39-56. Disponibile en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2524859&info=resumen&idioma=ENG
MARTÍNEZ ÁLVAREZ, L. El tratamiento de lo corporal en la formación inicial del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 78, 2013, p. 161–175. Disponibile en: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4688530&info=resumen&idioma=ENG
MARTÍNEZ-ÁLVAREZ, L.; BORES-CALLE, N.; GARCÍA-MONGE, A.; BARBERO, J. I.; VACA, M.; ABARDÍA, F.; HERNÁNDEZ, A; MIGUEL, A. y RODRÍGUEZ, H. Una perspectiva escolar sobre la Educación Física: Buscando procesos y entornos educadores. In La Educación Física y el deporte en la edad escolar: El giro reflexivo en la enseñanza; Martínez-Álvarez, L., Gómez, R., (Eds). Buenos Aires (Argentina): Ed. Miño y Dávila: 2009, p. 137–16.
VACA ESCRIBANO, M. J. Un proyecto para una escuela con cuerpo y en movimiento. Ágora para para Educación Física y el Deporte, 4-5, (monográfico: Una escuela con cuerpo), 2007, p. 91-110. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2524862&info=resumen&idioma=ENG
VACA ESCRIBANO, M. J. El Cuerpo entra en la escuela. Tratamiento Pedagógico de lo Corporal en el Ciclo Medio de la EGB. Salamanca: ICE de la Universidad de Salamanca, 1987.
VACA ESCRIBANO, M. J. La Educación Física en la Práctica en Educación Primaria. Palencia: Asociación Cultural Cuerpo, Educación y Motricidad,1996.
VACA ESCRIBANO, M. J. La integración de las actividades motrices acuáticas en la educación física escolar. Cuadernos técnicos nº 8. Palencia: Patronato Municipal de Deporte, 2005.
VACA ESCRIBANO, M. J. Relatos y reflexiones sobre el tratamiento pedagógico de lo corporal en la educación primaria. Palencia: Asociación Cultural “Cuerpo, Educación y Motricidad.”, 2002.
VACA ESCRIBANO, M. J. Teorías y prácticas de calidad en Educación Física: Una unidad (didáctica) de investigación-acción. Ágora para la Educación Física y el Deporte, v. 12. 2010, p. 289-307.
VACA ESCRIBANO, M. J. Tratamiento Pedagógico de lo Corporal. Sobre el qué enseñar en Educación Física en la Educación Primaria. Revista Perspectivas de la Actividad Física y del Deporte, v. 1, 1989, p.10-12.
VACA ESCRIBANO, M. J., FUENTE MEDINA, S., y SANTAMARÍA BALBÁS, N. Cuñas motrices en la escuela infantil y primaria. Logroño: Gráficas Quintana, 2013.
VACA ESCRIBANO, M. J.; VARELA FERRERAS, M.S. Motricidad y Aprendizaje: El Tratamiento Pedagógico del Ámbito Corporal (3–6). Barcelona: Graó, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nicolás Julio Bores Calle , Lucio Martínez Álvarez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.