A figura de Reiner Hildebrandt-Stramann na configuração do modelo Tratamento Pedagógico do Corpóreo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488468

Palavras-chave:

Escola Móvel, Tratamento pedagógico corpóreo, Corpo e movimento

Resumo

Os autores deste artigo, colegas e colaboradores na criação da teoria educacional abrangente conhecida como Tratamento Pedagógico do Corpóreo, liderada pelo professor Marcelino Vaca Escribano, analisam as possíveis influências que as ideias de Reiner Hildenbrant-Stramann tiveram sobre o modelo durante mais de duas décadas de intercâmbio e trabalho de pesquisa conjunta. Fazemos isso com base na ideia de Escola Móvel que conseguimos apreender das diversas publicações, palestras, práticas e debates que compartilhamos com o professor da Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), tomando como guia o artigo da revista Movimento intitulado "Escola(s) em Movimento" (2005).
Ambos os modelos se baseiam na afirmação de que o Corpo - para o TPC - e o Movimento - para a Escola Móvel - são elementos essenciais na configuração de uma escola que deseja cumprir a dupla missão de ensinar e educar. Eles compartilham uma visão ecológica da instituição educacional na qual todos os seus componentes (teorias, programas, espaços, pessoas, materiais etc.) devem ser integrados e complementados para atender aos sujeitos que são corpos e que aprendem em movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Martínez Álvarez, Universidad de Valladolid

Licenciado em Educação Física pela Universidade Politécnica de Madrid, Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid, Doutor em Educação pela Universidade de Valladolid. Professor titular da Facultade de Educação de Palencia da Universidade de Valladolid, Espanha, na área de Didática da Expressão Corporal. Ocupou o cargo de Vice-Reitor de Práticas e Relações Internacionais da Faculdade de Educação de Palência. Membro do grupo de investigação INCORPORA da Universidade de Valladolid.

Nicolás Julio Bores Calle , Universidad de Valladolid

Doutor pela Universidade de Valladolid com a tesis "El cuaderno del alumno en el area de educación física en la enseñanza secundaria obligatoria" (2000), supervisado por Dr. Marcelino Vaca Escribano.

Referências

ARNOLD, P. J. Educación Física, movimiento y currículum. Madrid: Ed. Morata, 1991.

DIECKERT, J.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Perspectivas para o desenvolvimento da ciência do esporte no Brasil com enfoque na formação de professores de Educação Física escolar – ponto de vista alemão. In: KUNZ, E.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (Org.). Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 15-31

GARCÍA-MONGE, A.; ABARDÍA COLÁS, F. Orientaciones para el diseño de escenarios para la exploración motriz en educación infantil, Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 5(1), doi: 10.22370/ieya.2019.5.1.1372. 2019, p. 54-75.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Escola(s) em movimento*. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n.1, jan./abr. de 2005, p. 121-139.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Escola Primária em movimento - movimento na Escola Primária. Revista da Educação Física/UEM, 12(2), 2001, p. 119-128.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Exploração do mundo através de experiências elementares de movimento. Revista da Educação Física, v. 22, n. 4, https://doi.org/10.4025/REVEDUCFIS.V22I4.12323. 2011, p. 487-496.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; BECKMANN, H; PROBST, A; WICHMANN, K; BORES CALLE, N. J.; MARTÍNEZ ÁLVAREZ, L; GARCIA MONGE, A. J.; BARBERO GONZALEZ, J. I. Bewegte Ganztagsgrundschulen in Deutschland und Spanien. Ein interkultureller Vergleich. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren GmbH, 2016.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; BECKMANN, H.; FAUSTINO, A.; PROBST, A; WICHMANN, K. Bewegung, Spiel und Sport in der Ganztagsschule: Ein interkultureller Vergleich zwischen Deutschland und Portugal. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren GmbH. 2014.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; FAUSTINO, A.. Um retrato de movimento do agrupamento de escolas João Roiz. Movimento, jogo e desporto na escola de período integral. Castelo Branco: IPCN, 2013.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; RORATO SAGRILLO, D.; MORSCHBACHER, M.; VILANOVA ILHA, P. Oficina de movimento – uma contribuição dos futuros professores de Educação Física. In: HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; ERINA PALMA, L.; RORATO SAGRILLO, D.; MORSCHBACHER, M.; DA SILVA CAMARGO, M. C.; VILANOVA ILHA, P. (Orgs). Mudanças Curriculares na Formação Universitária dos Estudantes de Educação Física. Unijuí. Ciudad de Ijuí. 2024, p.167-190.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; LINS, V. Escola de ensino fundamental(s) em movimento – movimento na escola de ensino fundamental. Revista Educação em Questão, v. 30, n. 16. 2007, p. 37-56.

KIRK, D. Con la escuela en el cuerpo, cuerpos escolarizados: la construcción de identidades internacionales en la sociedad postdisciplinaria. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 4-5, (monográfico: Una escuela con cuerpo), 2007, p. 39-56. Disponibile en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2524859&info=resumen&idioma=ENG

MARTÍNEZ ÁLVAREZ, L. El tratamiento de lo corporal en la formación inicial del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 78, 2013, p. 161–175. Disponibile en: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4688530&info=resumen&idioma=ENG

MARTÍNEZ-ÁLVAREZ, L.; BORES-CALLE, N.; GARCÍA-MONGE, A.; BARBERO, J. I.; VACA, M.; ABARDÍA, F.; HERNÁNDEZ, A; MIGUEL, A. y RODRÍGUEZ, H. Una perspectiva escolar sobre la Educación Física: Buscando procesos y entornos educadores. In La Educación Física y el deporte en la edad escolar: El giro reflexivo en la enseñanza; Martínez-Álvarez, L., Gómez, R., (Eds). Buenos Aires (Argentina): Ed. Miño y Dávila: 2009, p. 137–16.

VACA ESCRIBANO, M. J. Un proyecto para una escuela con cuerpo y en movimiento. Ágora para para Educación Física y el Deporte, 4-5, (monográfico: Una escuela con cuerpo), 2007, p. 91-110. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2524862&info=resumen&idioma=ENG

VACA ESCRIBANO, M. J. El Cuerpo entra en la escuela. Tratamiento Pedagógico de lo Corporal en el Ciclo Medio de la EGB. Salamanca: ICE de la Universidad de Salamanca, 1987.

VACA ESCRIBANO, M. J. La Educación Física en la Práctica en Educación Primaria. Palencia: Asociación Cultural Cuerpo, Educación y Motricidad,1996.

VACA ESCRIBANO, M. J. La integración de las actividades motrices acuáticas en la educación física escolar. Cuadernos técnicos nº 8. Palencia: Patronato Municipal de Deporte, 2005.

VACA ESCRIBANO, M. J. Relatos y reflexiones sobre el tratamiento pedagógico de lo corporal en la educación primaria. Palencia: Asociación Cultural “Cuerpo, Educación y Motricidad.”, 2002.

VACA ESCRIBANO, M. J. Teorías y prácticas de calidad en Educación Física: Una unidad (didáctica) de investigación-acción. Ágora para la Educación Física y el Deporte, v. 12. 2010, p. 289-307.

VACA ESCRIBANO, M. J. Tratamiento Pedagógico de lo Corporal. Sobre el qué enseñar en Educación Física en la Educación Primaria. Revista Perspectivas de la Actividad Física y del Deporte, v. 1, 1989, p.10-12.

VACA ESCRIBANO, M. J., FUENTE MEDINA, S., y SANTAMARÍA BALBÁS, N. Cuñas motrices en la escuela infantil y primaria. Logroño: Gráficas Quintana, 2013.

VACA ESCRIBANO, M. J.; VARELA FERRERAS, M.S. Motricidad y Aprendizaje: El Tratamiento Pedagógico del Ámbito Corporal (3–6). Barcelona: Graó, 2008.

Publicado

16-10-2024

Como Citar

Álvarez, L. M., & Calle , N. J. B. (2024). A figura de Reiner Hildebrandt-Stramann na configuração do modelo Tratamento Pedagógico do Corpóreo. Kinesis, 42(esp. 2), 23. https://doi.org/10.5902/2316546488468