Currículo Intercultural e os desafios de uma república democrática

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546487915

Palavras-chave:

Escola republicana, Diversidade, Educação indígena

Resumo

Este ensaio tem como objetivo problematizar as potencialidades de um currículo pensado na perspectiva intercultural, tensionado pelos desafios que caracterizam uma escola republicana em sociedades democráticas. A perspectiva metodológica é de natureza qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e, em menor medida, documental. Apresenta como resultado os cuidados relativos à conciliação dos aspectos culturais com a perspectiva de um mundo comum, exemplificado na temática indígena e sua inserção nas escolas regulares. Conclui que um currículo intercultural significa um ganho em termos de diversidade e que é compatível com a pluralidade democrática.

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Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Pedagogia da UNIJUÍ. Doutor em Educação pela UNICAMP

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

Fensterseifer, P. E. (2024). Currículo Intercultural e os desafios de uma república democrática. Kinesis, 42(esp. 2), 14. https://doi.org/10.5902/2316546487915