Escolares da Ia Série das Re¬des de Ensino Público e Par¬ticular do Município de Agudo-RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648376Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar as características psicossociais dos escolares da primeira série das redes de ensino público e particular do município de Agudo-RS, já que nessa fase de desenvolvimento da criança o ingresso na educação formal consiste em um marco fundamental para o seu amadurecimento equilibrado. Participaram da amostra 15 crianças entre 7 e 10 anos (6 masculinas e 9 femininas), pertencentes a Escola Estadual de Io Grau Completo Olavo Bilac, e 21 crianças entre 7 e 8 anos (12 masculinas e 9 femininas) pertencentes à Escola de Io Grau D. Pedro II, perfazendo um total de 36 crianças. Buscou-se verificar a estrutura sociométrica dos grupos, traços de personalidade como: comportamentos agressivos, cooperativos e de liderança e verificar o nível cultural dos sujeitos. Os dados referentes ao perfil psicossocial foram coletados através dos seguintes instrumentos: um teste sociométrico; questionário enviado à família para verificar o relacionamento e atitudes da criança no lar e seu nível sócio-cultural; questionário ao professor sobre o comportamento de seus alunos nas atividades de classe. Após análise dos resultados pode-se inferir que os escolares do município de Agudo-RS possuem condições favoráveis e encontram-se em desenvolvimento psicossocial saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.