DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO

Autores

  • Sybelle Regina Carvalho Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546410213

Resumo

Este estudo teve como principal objetivo estabelecer princípios didático- pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem da dança em aulas de Educação Física fundamentadas na teoria de desenvolvimento humano de Vygotsky, caracterizando- se como uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa. Após construção, análise e interpretação do quadro teórico referencial, fizeram-se as seguintes constatações: a dança promove o desenvolvimento do pensamento e das funções psicológicas superiores por ser capaz de aliar emoção-imaginação-pensamento; a zona de desenvolvimento proximal é uma proposição teórico-prática que fornece indicadores relativos a procedimentos didáticos; o professor pode favorecer a criação de zonas de desenvolvimento proximal em aulas de Educação Física, quando constrói um cenário didático onde o aluno seja envolvido em autênticos contextos sociais, apropriando-se de mediadores instaimentais, e está engajado em tarefas desafio. Este estudo pretende contribuir para o debate pedagógico em torno das proposições vygotskyanas no sentido de esclarecer quais as possíveis contribuições à Educação Física escolar.

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Publicado

31-07-2013

Como Citar

Pereira, S. R. C. (2013). DANÇA NA ESCOLA: DESENVOLVENDO A EMOÇÃO, A IMAGINAÇÃO E O PENSAMENTO. Kinesis, (25). https://doi.org/10.5902/2316546410213

Edição

Seção

Artigos originais