Escolares da Ia Série das Re¬des de Ensino Público e Par¬ticular do Município de Agudo-RS

Authors

  • Sybelle Regina Carvalho Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648376

Abstract

Este estudo teve por objetivo analisar as características psicossociais dos escolares da primeira série das redes de ensino público e particular do municí­pio de Agudo-RS, já que nessa fase de desenvolvimento da criança o ingresso na educação formal consiste em um marco fundamental para o seu amadureci­mento equilibrado. Participaram da amostra 15 crianças entre 7 e 10 anos (6 masculinas e 9 femininas), pertencentes a Escola Estadual de Io Grau Com­pleto Olavo Bilac, e 21 crianças entre 7 e 8 anos (12 masculinas e 9 femini­nas) pertencentes à Escola de Io Grau D. Pedro II, perfazendo um total de 36 crianças. Buscou-se verificar a estrutura sociométrica dos grupos, traços de personalidade como: comportamentos agressivos, cooperativos e de liderança e verificar o nível cultural dos sujeitos. Os dados referentes ao perfil psicossocial foram coletados através dos seguintes instrumentos: um teste sociométrico; questionário enviado à família para verificar o relacionamento e atitudes da criança no lar e seu nível sócio-cultural; questionário ao professor sobre o comportamento de seus alunos nas atividades de classe. Após análise dos resultados pode-se inferir que os escolares do município de Agudo-RS possuem condições favoráveis e encontram-se em desenvolvimento psicos­social saudável.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-03-26

How to Cite

Pereira, S. R. C. (2013). Escolares da Ia Série das Re¬des de Ensino Público e Par¬ticular do Município de Agudo-RS. Kinesis, (11). https://doi.org/10.5902/231654648376

Issue

Section

Original articles