Escolares da Ia Série das Re¬des de Ensino Público e Par¬ticular do Município de Agudo-RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648376Abstract
Este estudo teve por objetivo analisar as características psicossociais dos escolares da primeira série das redes de ensino público e particular do município de Agudo-RS, já que nessa fase de desenvolvimento da criança o ingresso na educação formal consiste em um marco fundamental para o seu amadurecimento equilibrado. Participaram da amostra 15 crianças entre 7 e 10 anos (6 masculinas e 9 femininas), pertencentes a Escola Estadual de Io Grau Completo Olavo Bilac, e 21 crianças entre 7 e 8 anos (12 masculinas e 9 femininas) pertencentes à Escola de Io Grau D. Pedro II, perfazendo um total de 36 crianças. Buscou-se verificar a estrutura sociométrica dos grupos, traços de personalidade como: comportamentos agressivos, cooperativos e de liderança e verificar o nível cultural dos sujeitos. Os dados referentes ao perfil psicossocial foram coletados através dos seguintes instrumentos: um teste sociométrico; questionário enviado à família para verificar o relacionamento e atitudes da criança no lar e seu nível sócio-cultural; questionário ao professor sobre o comportamento de seus alunos nas atividades de classe. Após análise dos resultados pode-se inferir que os escolares do município de Agudo-RS possuem condições favoráveis e encontram-se em desenvolvimento psicossocial saudável.
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