Formação continuada com professores de educação infantil de escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria: o brincar e as experiências corporais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546465683Palavras-chave:
Formação Continuada, Educação Infantil, Brincar, Experiências CorporaisResumo
Este texto resulta da análise do processo de formação continuada de professoras de Educação Infantil (EI) de Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santa Maria – RS, em projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria cujo foco foi o brincar e as experiências corporais na infância. Trabalhou-se em ambiente virtual, com uso de narrativas produzidas pelas professoras participantes, articulando-se memórias de suas experiências na infância às suas práticas pedagógicas com a EI e concepções de infância que orientam sua docência. As videoconferências, rodas de conversa e produção escrita, pautaram-se por uma relação dialógica, culminando com um seminário virtual no qual foram compartilhadas experiências pedagógicas e produções resultantes da formação. Constatou-se uma repercussão sobre o processo formativo de licenciandos, mestrandos e docentes que atuaram na organização e realização do projeto, para além das professoras participantes.
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