Netnografia da natação e das práticas corporais aquáticas na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546464961Palavras-chave:
Natação, Práticas Corporais Aquáticas, CiberespaçoResumo
Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as práticas corporais aquáticas e a natação, em específico, enquanto conteúdos de ensino da educação física escolar, são difundidas no ciberespaço das redes sociais? Assume como objetivo discutir e analisar, a partir da netnografia, o lugar das práticas corporais aquáticas/natação no âmbito da educação física escolar. Para tanto, realizou-se uma netnografia nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube. Os resultados sinalizam para um contexto de incipiência no que tange ao processo de ensino aprendizagem envolvendo a natação em âmbito escolar e difundidas no ciberespaço. No entanto, nota-se a difusão do ensino desse conteúdo a partir das rotinas de sequências pedagógicas compostas de conteúdos que priorizam o domínio técnico gestual dos quatro nados clássicos. Há também uma prevalência do ensino desse conteúdo nos cotidianos das escolas particulares, todavia em formato de escolinhas e como propaganda extracurricular.Downloads
Referências
BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 1o e 2o ciclos, v.7, Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Terceira Versão. Brasília: MEC, 2019.
CARLAN, P.; DÜRKS, D. B. O conteúdo “atividades aquáticas” na educação física escolar: limites e perspectivas. Revista Kinesis, Santa Maria v.36, n.3, p. 2–14, set-dez. 2018.
CATTEAU, R. e GAROFF, G. O ensino da natação. 3 ed. São Paulo: Manole, 1990.
FERNANDES, J. R. P.; LOBO DA COSTA, P. H. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, jan./ mar. 2006, v. 20, n° 1, pp. 5-14.
GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFP/UFSM. Visão Didática da Educação Física: análise críticas e exemplos práticos de aula. Rio de Janeiro: ao livro técnico, 1991.
GALATTI, L.R., PAES, R.R. Fundamentos da Pedagogia do Esporte no Cenário Escolar. Revista Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal Vol. 6, Nº 9, p.16-25, jul.-dez.,2006.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MACEDO, N. P. et al. Natação: o cenário no ciclo 1 do ensino fundamental nas escolas particulares. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte,v. 6, n. 1 , 2007.
MARSIGLIA, A. C. G., MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019003, 2019.
REVERDITO, Riller Silva et al. Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008.
SOUZA, R., T. A. e SILVA, M S. Atividades Aquáticas diferenciadas nas aulas de Educação Física In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE artigos. Volume 1.. Cadernos PDE. Paraná. Governo do Estado. Secretaria de Educação, 2013.
SOARES, C. et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, C. et al. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.