Netnografia da natação e das práticas corporais aquáticas na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546464961

Palavras-chave:

Natação, Práticas Corporais Aquáticas, Ciberespaço

Resumo

Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: como as práticas corporais aquáticas e a natação, em específico, enquanto conteúdos de ensino da educação física escolar, são difundidas no ciberespaço das redes sociais? Assume como objetivo discutir e analisar, a partir da netnografia, o lugar das práticas corporais aquáticas/natação no âmbito da educação física escolar. Para tanto, realizou-se uma netnografia nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube. Os resultados sinalizam para um contexto de incipiência no que tange ao processo de ensino aprendizagem envolvendo a natação em âmbito escolar e difundidas no ciberespaço. No entanto, nota-se a difusão do ensino desse conteúdo a partir das rotinas de sequências pedagógicas compostas de conteúdos que priorizam o domínio técnico gestual dos quatro nados clássicos. Há também uma prevalência do ensino desse conteúdo nos cotidianos das escolas particulares, todavia em formato de escolinhas e como propaganda extracurricular.

Biografia do Autor

Murilo Nazario, Universidade Vila Velha - UVV/ES

Professor Titular do Curso de Educacao Física UVV

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Publicado

09/28/2021

Como Citar

Nazario, M. (2021). Netnografia da natação e das práticas corporais aquáticas na educação física escolar. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546464961

Edição

Seção

Artigos originais