Sobre a ideia de ensino do movimento dialógico-problematizador: para pensar o "se movimentar"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546464713

Palavras-chave:

Educação física, ensino, dialógico-problematizador, "se-movimentar", movimento

Resumo

As problemáticas que permeiam o ensinar e o aprender sempre atravessaram a área da Educação Física. A ideia de aprendizagem do "se movimentar" pelo ensino dialógico-problematizador aparece, mesmo que em parte, do ato de Elenor Kunz encontrar em Paulo Freire princípios importantes para (re)pensar o ensino da Educação Física nas escolas do Brasil (KUNZ, 1991). O presente texto tem como pressuposto central a seguinte pergunta: o que quer dizer Elenor Kunz ao se referir a um ensino de movimento dialógico-problematizador? E almeja responder, sobretudo, ao que se propõe essa concepção de ensino do movimento. Portanto, é uma reflexão que consiste em retomar e (re)construir conceitos, teorias e ideias, buscando ampliar as discussões. Nesse trajeto, é recuperada a tradição holandesa e alemã de movimento humano (Sich bewegen). Por fim, retoma a ideia de ensino do movimento dialógico-problematizador, no sentido de continuar pensando os desafios em torno do ensinar e do aprender no contemporâneo.

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Biografia do Autor

Bruno Nascimento de Siqueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor, Mestre em Educação (CED/UFSC) e Licenciado em Educação Física (CDS/UFSC).

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Publicado

17-05-2021

Como Citar

Nascimento de Siqueira, B. (2021). Sobre a ideia de ensino do movimento dialógico-problematizador: para pensar o "se movimentar". Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546464713

Edição

Seção

Ensaios