A Dança no CEFD: da formação em Educação Física à criação de um Curso de Graduação em Dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546448482

Palavras-chave:

Dança, Formação, Educação Física

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo, além de homenagear o cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria, contextualizar, registrar e refletir acerca das questões de formação em Dança e seus desdobramentos, a partir da área da Educação Física e, mais recentemente, da área de Artes. Os saberes autobiográficos são apresentados em forma de registros escritos e de imagens, assim como os atravessamentos do trabalho artístico-pedagógico realizado por participantes, acadêmicos, professores, pesquisadores, que fizeram parte desse processo histórico construído por essas duas áreas, nesta mesma instituição. Aponta perspectivas e possibilidades da consolidação da área de Dança no Centro de Educação Física e Desportos a partir da formação e da produção comunitária e acadêmica dos docentes que a constituíram até a atualidade.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professor na Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Educação. Mestre em Educação. Graduado em Educação Física.

Marcia Gonzalez Feijó, Universidade Federal de Santa Maria

Professora na Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação. Mestre em Ciência do Movimento Humano. Graduada em Educação Física.

Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Universidade Federal de Santa Maria

Professora na Universidade Federal de Santa Maria. 
Doutora em Ciência do Movimento Humano. Mestre em Cineantropometria. Especialista em Aprendizagem Motora. Graduada em Educação Física.

Mara Rubia Alves da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Aposentada da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Motricidade Humana. Mestre em Pedagogia do Movimento Humano. Graduada em Educação Física. 

Referências

DUARTE, G. O. O dançar na educação física escolar: a experiência estética no movimento humano. Revista Educação, Santa Maria, v. 32, n. 01, p. 241-254, jan./jun. 2007.

FEIJÓ, M. G. A Dança como Conteúdo integrante da Educação Física Escolar enquanto Corporeificação de Mundo Sensível. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.

HASELBACH, B. Ästhetische Erzielung els beispiel der integration von tanz und bildender kunst. In: PAWELKE, R. Neue Sportkultur. Lichtenau: AOL, 1995, p. 298-304.

LABAN, R. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, I. A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

Downloads

Publicado

12/22/2020

Como Citar

Duarte, G. de O., Feijó, M. G., Daronco, L. S. E., & Silva, M. R. A. da. (2020). A Dança no CEFD: da formação em Educação Física à criação de um Curso de Graduação em Dança. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546448482

Edição

Seção

Dossiê CEFD 50 anos