Saberes docentes do professor de educação física

Bruna Almada de Oliveira, Denise Grosso da Fonseca, Vicente Molina Neto

Resumo


Este estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes do professor de Educação Física em uma Escolinha de Futebol. É um estudo de natureza qualitativa realizado através de observações, entrevistas e diários de campo. O referencial teórico aborda a temática dos saberes docentes e formação profissional. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: os saberes necessários e a construção dos saberes. A identificação de saberes comuns à Iniciação e Formação, sugere que essa transversalidade reforça a importância da formação profissional única em discussão no CNE.

 


Palavras-chave


Professor de Educação Física; Saberes Docentes; Escolinha de Futebol

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, 1987. Conselho Federal de Educação: Resolução nº 03, de 16 de junho de 1987. Diário Oficial, Brasília. Disponível em:

http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/1990/res0387-cfe.htm. Acesso em 26 de junho de 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em:

ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso

em 12 de julho de 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 7, de 31 de março de 2004. Disponível em:

ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.

FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril

de 2004.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. 80 p. - (Série Pesquisa; v. 6)

GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 2013.

KOGUT, Maria Cristina; SILVA, Elisclaudia Oliveira da. Os saberes do professor de Educação Física. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.26 a 29 de outrubro de 2009 - PUCPR. p. 5697-5711

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SOUZA NETO, Samuel. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da Legislação Federal do século XX. In: Revista Brasileira de

Ciências do Esporte. Campinas, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VIDAL, Iremeyre Rojas. A “Iniciação Esportiva” – A quem compete? Um estudo sobre a formação profissional no campo da Educação Física. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado)

- Instituto de Biociências, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade, UNESP, Rio Claro/SP, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546426030



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.