Conocimiento docente del profesor de educación física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546426030Palabras clave:
Profesor de Educación Física, Conocimiento Docente, Escuela de FútbolResumen
Este estudio tiene como objetivo comprender el conocimiento docente del profesor de Educación Física en una escuela de fútbol. Se trata de un estudio cualitativo a través de observaciones, entrevistas y diarios de campo. El marco teórico aborda el tema del conocimiento docente. La discusión se organizó en dos categorías de análisis: los conocimientos necesarios y la construcción de los conocimientos. La identificación de conocimiento común a la iniciación y formación, muestra que la incorporación de la perspectiva sugiere la importancia de la formación única en discusión en el CNE.Descargas
Citas
BRASIL, 1987. Conselho Federal de Educação: Resolução nº 03, de 16 de junho de 1987. Diário Oficial, Brasília. Disponível em:
http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/1990/res0387-cfe.htm. Acesso em 26 de junho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em:
ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso
em 12 de julho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 7, de 31 de março de 2004. Disponível em:
ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.
FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril
de 2004.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. 80 p. - (Série Pesquisa; v. 6)
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 2013.
KOGUT, Maria Cristina; SILVA, Elisclaudia Oliveira da. Os saberes do professor de Educação Física. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.26 a 29 de outrubro de 2009 - PUCPR. p. 5697-5711
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SOUZA NETO, Samuel. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da Legislação Federal do século XX. In: Revista Brasileira de
Ciências do Esporte. Campinas, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VIDAL, Iremeyre Rojas. A “Iniciação Esportiva” – A quem compete? Um estudo sobre a formação profissional no campo da Educação Física. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado)
- Instituto de Biociências, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade, UNESP, Rio Claro/SP, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.