Saberes docentes do professor de educação física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546426030Palavras-chave:
Professor de Educação Física, Saberes Docentes, Escolinha de FutebolResumo
Este estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes do professor de Educação Física em uma Escolinha de Futebol. É um estudo de natureza qualitativa realizado através de observações, entrevistas e diários de campo. O referencial teórico aborda a temática dos saberes docentes e formação profissional. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: os saberes necessários e a construção dos saberes. A identificação de saberes comuns à Iniciação e Formação, sugere que essa transversalidade reforça a importância da formação profissional única em discussão no CNE.
Downloads
Referências
BRASIL, 1987. Conselho Federal de Educação: Resolução nº 03, de 16 de junho de 1987. Diário Oficial, Brasília. Disponível em:
http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/1990/res0387-cfe.htm. Acesso em 26 de junho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em:
ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso
em 12 de julho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 7, de 31 de março de 2004. Disponível em:
ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.
FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril
de 2004.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. 80 p. - (Série Pesquisa; v. 6)
GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 2013.
KOGUT, Maria Cristina; SILVA, Elisclaudia Oliveira da. Os saberes do professor de Educação Física. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.26 a 29 de outrubro de 2009 - PUCPR. p. 5697-5711
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SOUZA NETO, Samuel. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da Legislação Federal do século XX. In: Revista Brasileira de
Ciências do Esporte. Campinas, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VIDAL, Iremeyre Rojas. A “Iniciação Esportiva” – A quem compete? Um estudo sobre a formação profissional no campo da Educação Física. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado)
- Instituto de Biociências, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade, UNESP, Rio Claro/SP, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.