Saberes docentes do professor de educação física

Autores

  • Bruna Almada de Oliveira Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS.
  • Denise Grosso da Fonseca Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança, ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
  • Vicente Molina Neto Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança, ESEFID e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, PPGCMH da ESEFID/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546426030

Palavras-chave:

Professor de Educação Física, Saberes Docentes, Escolinha de Futebol

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes do professor de Educação Física em uma Escolinha de Futebol. É um estudo de natureza qualitativa realizado através de observações, entrevistas e diários de campo. O referencial teórico aborda a temática dos saberes docentes e formação profissional. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: os saberes necessários e a construção dos saberes. A identificação de saberes comuns à Iniciação e Formação, sugere que essa transversalidade reforça a importância da formação profissional única em discussão no CNE.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, 1987. Conselho Federal de Educação: Resolução nº 03, de 16 de junho de 1987. Diário Oficial, Brasília. Disponível em:

http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/1990/res0387-cfe.htm. Acesso em 26 de junho de 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Disponível em:

ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso

em 12 de julho de 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação: Resolução CNE/CP 7, de 31 de março de 2004. Disponível em:

ttp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em 12 de julho de 2015.

FIGUEIREDO, Zenólia C. Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril

de 2004.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. 80 p. - (Série Pesquisa; v. 6)

GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 2013.

KOGUT, Maria Cristina; SILVA, Elisclaudia Oliveira da. Os saberes do professor de Educação Física. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.26 a 29 de outrubro de 2009 - PUCPR. p. 5697-5711

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SOUZA NETO, Samuel. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da Legislação Federal do século XX. In: Revista Brasileira de

Ciências do Esporte. Campinas, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VIDAL, Iremeyre Rojas. A “Iniciação Esportiva” – A quem compete? Um estudo sobre a formação profissional no campo da Educação Física. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado)

- Instituto de Biociências, Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade, UNESP, Rio Claro/SP, 2006.

Downloads

Publicado

13-12-2017

Como Citar

Oliveira, B. A. de, Fonseca, D. G. da, & Molina Neto, V. (2017). Saberes docentes do professor de educação física. Kinesis, 35(3). https://doi.org/10.5902/2316546426030

Edição

Seção

Artigos originais