Memórias das experiências com o brincar: narrativas e mônadas de professoras de educação infantil

Marina Dal' Evedove, Marília Del Ponte de Assis, Eliana Ayoub

Resumo


O trabalho teve como objetivo refletir sobre as memórias das experiências com o brincar de professoras que atuam na educação infantil, reconstruindo, em forma de narrativas e mônadas, o universo lúdico vivido por elas. Tomando como referência a perspectiva da história oral, foram entrevistadas três professoras de um centro de educação infantil de uma universidade pública paulista. Com base nas memórias compartilhadas, constatamos que, como sujeitos históricos imersos numa realidade social, as professoras possuem experiências com o brincar que são significativas e constituem sua singularidade, reverberando na forma como as mesmas veem e fazem a mediação das brincadeiras na sua prática docente.

Palavras-chave


Brincar; Memória; Educação infantil

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546437494

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Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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