A saúde como tema do componente curricular Educação Física no Referencial Curricular “Lições do Rio Grande”

Leonardo Trápaga Abib, Bruno de Oliveira e Silva, José Geraldo Soares Damico

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o tema saúde é abordado no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande, mais especificamente no componente curricular Educação Física. A partir da análise dos textos que versam sobre Educação Física no referencial e dos cadernos do professor e do aluno, algumas considerações puderam ser feitas: o deslocamento do tema saúde de uma dimensão do saber-fazer para o saber-sobre; uma concepção ampliada sobre saúde, no tocante às suas diferentes dimensões; a saúde enquanto um conteúdo em diferentes temas estruturantes do currículo proposto para a Educação Física.

Palavras-chave


Educação Física e Treinamento; Educação em Saúde; Currículo; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA, Luiz Fernando C. “Flores de plástico não morrem”? Educação, Saúde e Envelhecimento na perspectiva de Gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

AMARAL, Josiane Carolina S. R. do. A política de gestão da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (2007-2010): o fortalecimento da gestão-gerencial. 2010. 211 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

BAGRICHEVSKY, Marcos et al. (orgs.). A saúde em debate na Educação Física – Vol. 2. Blumenau: Nova Letra, 2006.

BAGRICHEVSKY, Marcos; ESTEVÃO, Adriana (Orgs.). Saúde coletiva: dialogando sobre interfaces temáticas. Ilhéus, BA: Editus, 2015.

BOLZAN, Érica; SANTOS, Wagner dos. Propostas didático-pedagógicas e suas projeções para o ensino da educação física. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 1, 2015.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996. Brasília, DF: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física – Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física – Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CORAZZA, Sandra M. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

COSTA, Marisa V. (org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DARIDO, Suraya C. et al. Livro didático na educação física escolar: considerações iniciais. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010.

FRAGA, Alex B. Depoimento de Alex Branco Fraga: Projeto Garimpando Memórias. Porto Alegre: Centro de Memória do Esporte – ESEF/UFRGS, 2013.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Referencial Curricular de Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009a, v. II., p. 113-181.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Educação Física - Ensino Fundamental: Caderno do Professor. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Arte e Educação Física – Caderno do Professor. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009b, v. II, p. 97-130.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Educação Física – Ensino Médio: Caderno do Professor. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Arte e Educação Física – Caderno do Professor. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009c, v. 2, p. 131-154.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Educação Física: Ensino Fundamental – 5ª e 6ª séries – Caderno do Aluno. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Caderno do Aluno - 5ª e 6ª séries – Ensino Fundamental. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009d, v. 1, p. 69-84.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Educação Física: Ensino Fundamental - 7ª e 8ª séries – Caderno do Aluno. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Caderno do Aluno - 7ª e 8ª séries – Ensino Fundamental. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009e, v. 2, p. 59-80.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Educação Física: Ensino Médio - 1º ano - Caderno do Aluno. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Caderno do Aluno - 1º ano do Ensino Médio. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009f, v. 3, p. 71-82.

GONZÁLEZ, Fernando J.; FRAGA, Alex B. Educação Física: Ensino Médio - 2º e 3º ano - Caderno do Aluno. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Caderno do Aluno - 2º e 3º ano do Ensino Médio. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009g, v. 4. p. 71-82.

GONZÁLEZ, Fernando J. Depoimento de Fernando Jaime González: Projeto Garimpando Memórias. Porto Alegre: Centro de Memória do Esporte – ESEF/UFRGS, 2013.

KNUTH, Alan G.; AZEVEDO, Mario R.; RIGO, Luiz C. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de educação física. Revista Brasileira de atividade física e saúde, v. 12, n. 3, p. 73-78, 2007.

LOPES, Alice C. Por um currículo sem fundamentos. Linhas críticas. Brasília, v. 21, n. 45, p. 445-466, mai./ago. 2015.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum: Novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p.1530-1555, out./dez. 2014.

MARTINY, Luis E.; FLORÊNCIO, Samara Q. do N.; SILVA, Pierre Normando G. da. O Referencial Curricular da Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul: uma análise qualitativa de conteúdo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2011.

PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições sócio-econômicas: uma revisão da literatura. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2000.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Artes e Educação Física. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009, v. 2.

RODRIGUES, Heitor de A.; DARIDO, Suraya C. O livro didático na educação física escolar: a visão dos professores. Motriz, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 48-61, 2011.

RUFINO, Luiz Gustavo B.; DARIDO, Suraya C. Educação física escolar, tema transversal, saúde e livro didático: possíveis relações durante a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, v. 21, n. 3, p. 21-34, 2013.

SILVA, Bruno de O. e. Lições do Rio Grande: "a boa pedagogia" nos discursos sobre a produção de um currículo para a Educação Física escolar. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.

SILVA, Tomaz T. O adeus às metanarrativas. In: SILVA, Bruno de O. e. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 247-258.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio B. M. et al. Educação física e livro didático: entre o hiato e o despertar. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2., p. 479-493, abr./jun. 2015.

VEIGA-NETO, Alfredo. (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546434973

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.