A infância escolarizada: e o tempo de brincar?

Autores

  • Laudeth Alves dos Reis Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546430832

Palavras-chave:

infância escolarizada, tempo, brincar

Resumo

Este estudo investigou como professores de Educação Infantil concebem o ser criança no momento da escolarização. Foram entrevistadas dez professoras de cinco centros municipais de Educação Infantil, conveniados com o PROINFÂNCIA que trabalham com crianças de cinco anos de idade. Utilizou-se para interpretação das respostas a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005).  Com os resultados conclui-se que as professoras veem a Educação Infantil centrada no preparo para o Ensino Fundamental, acarretando prejuízos ao tempo da infância por subtrair seus momentos de brincar.

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Biografia do Autor

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFTM

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Publicado

06-04-2018

Como Citar

Reis, L. A. dos, & Moreira, W. W. (2018). A infância escolarizada: e o tempo de brincar?. Kinesis, 36(1). https://doi.org/10.5902/2316546430832

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