A compreensão de professores de educação física acerca dos métodos de ensino e das propostas críticas em escolas campos de estágio

Mirelli Bianco Montegutti Berti

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa foi analisar quais os conhecimentos de professores de Educação Física, que atuam em escolas de Criciúma/SC, acerca dos métodos de ensino e das propostas pedagógicas críticas da Educação Física. Assim, efetivamos uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário. Participaram da pesquisa nove professores de Educação Física. Concluímos que a maioria desses professores compreende a importância e a finalidade dos métodos de ensino. Alguns professores, porém, confundem métodos de ensino compropostas pedagógicas da Educação Física. Ademais, seis desses professores dizem organizar suas aulas por meio da proposta crítico-superadora.

 

Palavras chave: Métodos de ensino. Educação Física escolar. Propostas críticas.


Palavras-chave


Métodos de ensino; Educação Física escolar; Propostas críticas

Texto completo:

PDF

Referências


BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/1999, p. 69-88.

KUNZ, Elenor. A imprescindível necessidade pedagógica do professor: o método de ensino. Motrivivência.Ano XI, nº 13, Novembro/1999, p. 64-79.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

LIBÂNEO, João Carlos. Didática. 15. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MARQUES, Carmen Lúcia da Silva; IORA, Jacob Alfredo. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Porto Alegre,v.15,n.02,p.103-108,abril/junho de 2009.

SOARES, Carmen Lucia. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.




DOI: https://doi.org/10.5902/2316546425134



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.