Representações infantis sobre brincar e aprender nas aulas de educação física escolar

Autores

  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Kelly Andara de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546424608

Palavras-chave:

Educação física, Crianças, Brincar, Aprendizagem

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender as representações de crianças pré-escolares e escolares sobre a relação entre o brincar e o aprender nas aulas de Educação Física escolar. A partir da análise das entrevistas realizadas com 106 crianças, entre 5 e 12 anos de idade, de uma escola da rede pública de ensino em Porto Alegre, constatou-se que foram conferidos diferentes sentidos à relação entre as brincadeiras realizadas nessas aulas e a aprendizagem. Enquanto que, para muitas, ao brincarem, aprendem sobre as regras de convivência social, a motricidade e o mundo imaginário, para outras, não ocorrem aprendizagens em suas brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Stock Palma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Pós-doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

Kelly Andara de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduanda em Fisioterapia na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AZEVEDO, O. Chegou a hora do recreio! O recreio: espaço de construção de culturas de infância. 2014. 83f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Estudos da Criança. Universidade do Minho, Braga, 2014.

BELLONI, M. Infância, mídias e educação: revisitando o conceito de socialização. Perspectiva, v.25, n.1, p.57-82, 2007.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Edições Câmara, 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 1º set. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3.

BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p.19-32.

CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Fluir. Barcelona: Kairós, 2000.

DARIDO, S. Educacao Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2011.

DEBORTOLI, J. Com olhos de crianças: a ludicidade como dimensão fundamental da construção da linguagem e da formação humana. Licere, v. 2, n.1, p.105-117, 1999.

GLENN, N. et al. Meanings of play among children. Childhood, v.20, n.2, p.185-199, 2012.

GONDIM, S. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, p.149-161, 2002.

HARRIS, P. Penser à ce qui aurait pu arriver si... Enfance, v.54, p.223-239, 2002.

KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13ed. São Paulo: Cortez, 2010.

KISHIMOTO, T. Bruner e a brincadeira. In: KISHIMOTO, T. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002, p.139-151.

KRAMER, S. Crianças e adultos em diferentes contextos – desafios de um percurso de pesquisa sobre infância, cultura e formação. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. (org.). Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Vozes, 2008, p.163-189.

MARQUES, A. O jogo de atividade nos recreios escolares. In: CONDESSA, I.; PEREIRA,B.; CARVALHO, G. Atividade física, saúde e lazer: educar e formar. Braga: CIEC, p.81-91, 2012.

MARTINHO, L.; TALAMONI, J. Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do ensino fundamental. Ciência & Educação, v.13, n.1, p.1-13, 2007.

MÉLLO, R. et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa em psicologia social. Psicologia e Sociedade, v.19, n.3, p.26-32, 2007.

MORENO, D. Os espaços na cidade e as origens da (i)mobilidade na infância. In: PEREIRA,B.; SILVA, A.; CARVALHO, G. Atividade física, saúde e lazer: o valor formativo do jogo e da brincadeira. Braga: CIEC, 2012, p.81-88, 2012.

MOYLES, J. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NEIRA, M. A cultura corporal popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, v.11, n.1, p.81-89, 2008.

PALMA, M. et al. Jogos tradicionais no contexto educativo. Kinesis, v.33, n.2, p.99-113, 2015.

PEREIRA, B.; PALMA, M.; SILVA, A. Os jogos tradicionais infantis: o papel do brinquedo na construção do jogo. In: CONDESSA, I. (org). (Re)aprender a brincar: da especificidade à diversidade. Ponta Delgada: Ed. Universidade dos Açores, 2009, p. 103-115.

PIAGET. J. A formação do símbolo na criança. 4ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

SANDERS, S. Ativo para a vida: programas de movimento adequados ao desenvolvimento da criança. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SARMENTO, M. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de pesquisa em educação, v.6, n.3, p.581-602, 2011.

SARMENTO, M. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª. Modernidade. In: SARMENTO, M; CERISARA, A. Crianças e miúdos. Perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004, p.9-34.

SARMENTO, M. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, n.21, p.51-69, 2003.

SAYÃO, D.. Educação Física na Educação Infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, ano XI, n.13, p.221-238, 1999.

SILVA, A. Jogos, brinquedos e brincadeiras: trajectos intergeracionais: Vila Verde: ATAHCA, 2011.

SILVA, A. Crianças, escola, recreação e lazer: uma relação inquietante. In: PEREIRA, B., SILVA, A., CARVALHO, G. Atividade física, saúde e lazer: o valor formativo do jogo e da brincadeira. Braga: Universidade do Minho, 2008, p.11-26.

SILVA, J.; SAMPAIO, T. Jogos tradicionais: reprodução, ampliação, transformação e criação da cultura corporal do movimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.19, n.1, p.72-86, 2011.

SIMÃO, M.; GOMES-DA-SILVA, E. Pesquisa com crianças na Educação Física: questões teóricas e desafios metodológicos. Inter-Ação, v.33, n.2, p.395-416, 2008.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos das Crianças. 1959. Disponível em: <http://www.ie.uminho.pt/Uploads/NEDH/declaracao_universal_direitos_crianca.pdf>. Acesso em: 30 out. 2014.

UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em:

<http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf>. Acesso em: 30 out. 2014.

VYGOTSKY, L.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WINNICOTT, D. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975.

WOODHEAD, M.;FAULKNER, D. Sujeitos, objetos ou participantes? dilemas da investigação psicológica com crianças. In: CHRISTENSEN, P.; JAMES, A. Investigação com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, 2005, p.1-28.

Downloads

Publicado

11-04-2017

Como Citar

Palma, M. S., & Azevedo, K. A. de. (2017). Representações infantis sobre brincar e aprender nas aulas de educação física escolar. Kinesis, 35(1). https://doi.org/10.5902/2316546424608

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)