Egressos dos cursos de licenciatura em educação física: um estudo de revisão

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Daiani Casagrande Pereira, Gelcemar Oliveira Farias

Resumo


Este estudo objetivou averiguar os periódicos que reportem os egressos dos cursos de formação inicial em Educação Física. Ao realizar a análise percebe-se que a abordagem a esta população, egressos, visa responder questionamentos e reflexões dos diferentes aspectos da formação inicial e da formação continuada. A partir do levantamento de resultados, pode-se perceber a importância dos estudos diante a formação inicial em busca de suprir as falhas e adequá-la para que atenda da melhor forma às necessidades dos futuros profissionais, e que a formação continuada seja efetiva para atualização e aprofundamento do conhecimento dos egressos.


Palavras-chave


Educação Física; Docentes; Graduação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVARO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: Alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, 2010.

ARAÚJO, R. M. O.; CABRAL, C. L. O. Formação continuada de professores de educação física escolar: da necessidade às possibilidades. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 4., 2008, Teresina. Anais...Teresina, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2013.

BARBOSA, A. M. M. Os egressos do curso de educação física de 2007 a 2010 no exercício da docência na gered de Araranguá. 2011. 39 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Educação Física), Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2011.

BERNARDO, E. S. Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). 27º REUNIÃO ANUAL DA ANPED. PUC-Rio

GT: Formação de Professores/ n. 08. Agência Financiadora: CNPq CERVO, A. L.; BERVIAM, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COLOMBO, B. D.; CARDOSO, A. L. Formação inicial em educação física e atuação na escola: a hora da verdade. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n, 30, p. 111-127, 2008.

CORREIA, R. N. P.; FERRAZ, O. L.; Competências do professor de educação física e formação profissional. Motriz, Rio Claro, v.16, n. 2, p.281-291, 2010.

COSTA, B. O.; HENRIQUE, J.; FERREIRA, J. S. Percepções pessoais de uma professora de

educação física em início de carreira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 12, n. 1, 2013.

COSTA, F. C. As competências profissionais dos profissionais de educação física no quadro do processo de harmonização curricular: A revalorização da formação inicial em educação física. Lisboa: FMH, 2008.

MARCON, D. A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física. 2005. 277 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Florianópolis, 2005.

MARCON, D.; GRAÇAS, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. Critérios para a implementação de

práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, n.3, 2011.

MARCON, D.; NASCIMENTO, J. V.; GRAÇA, A. B. S. A construção das competências pedagógicas

através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.21, n.1, 2007.

MENDES, E. H.; NASCIMENTO, J. V.; MENDES J. C. Metamorfoses na avaliação em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 55-76, 2007.

MOLINA, R. K. A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região Metropolitana de Porto Alegre/RS. IX ANPEd Sus – Seminário De Pesquisa Em Educação Da Região Sul, 2012.

MOURA, S. A. et al. Avaliação da prática pedagógica dos egressos em educação física da ESEFFEGO. III EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2009.

NÓVOA, A. et al. Vida de professores: o ciclo de vida profissional dos professores. ed. Porto: Editora, 2000.

PATRIARCA, A. C.; ONOFRE, T.; MASCARENHAS, F. “Especialização Em Escolar” Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Universidade Federal De Goiás: Um Estudo De Caso. Pensar a Prática, Goiânia v.11, n.3, 2008.

PEREIRA, E. L. Formação de educadores: consequência de uma reforma curricular. Pensar a Prática, Goiânia, v.4, 2001.

PICCOLI, J. C. J.; MENEZES, F. C. L. O perfil do egresso do curso de Educação Física do Centro Universitário FEEVALE. Revista Mineira da Educação Física, Viçosa, v. 13, n. 1, 2005.

PORTO, P. Formação continuada de professores: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino fundamental. In. ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. 4, 2012, Caruaru. Anais... Pernambuco: UFPE /CAA, 2012. p. 1-13.

REBELATTO, C. F.; KRAESKI, A. C. A formação inicial em educação física: uma investigação da competência profissional percebida dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física do Centro de ciências da saúde e do esporte- UDESC. 2010. 16 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação emEducação Física). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

SALLES et all. Avaliação da formação inicial em Educação Física: um estudo com egressos da UFSC. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v.21, n.3, p. 61-70, 2013.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. In: FARIAS, G. O.; SHIGUNOV, V.; NASCIMENTO, J. V. Formação e desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física. Londrina: O Autor, 2001.

SILVA, A. M. C. A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 72, 2000.

SOUZA NETO, S. et al. Formação inicial e continuada de professores comunicação científica.

A Escolha do Magistério como Profissão. IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. São Paulo, 2007.

SOUZA, T. C. S. O professor de educação física: análise dos primeiros anos de carreira na docência. Universidade São Judas Tadeu. Programa de Pós-Graduação stricto sensu mestrado em Educação Física. São Paulo, 2012.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546424003



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.