Egresos de los cursos de educacion fisica: uno estudio de revision
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546424003Palabras clave:
Egreso, Educación Física, Formación profesionalResumen
Este estudio tuvo como objetivo investigar los periódicos que reportan los graduados de los cursos de formación inicial en educación física. Al realizar el análisis, es evidente que el enfoque de esta población, graduados, tiene como objetivo responder a las preguntas y reflexiones de diferentes aspectos de la formación inicial y la formación continua se puede ver la importancia de los estudios sobre la formación inicial en busca de fallos de la oferta y adaptarla para satisfacer de manera más eficaz a las necesidades de los futuros profesionales, y que la formación continua sea más eficaz para actualizar y profundizar en el conocimiento de los graduados.Descargas
Citas
ALVARO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: Alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 30, 2010.
ARAÚJO, R. M. O.; CABRAL, C. L. O. Formação continuada de professores de educação física escolar: da necessidade às possibilidades. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 4., 2008, Teresina. Anais...Teresina, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2013.
BARBOSA, A. M. M. Os egressos do curso de educação física de 2007 a 2010 no exercício da docência na gered de Araranguá. 2011. 39 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Educação Física), Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2011.
BERNARDO, E. S. Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). 27º REUNIÃO ANUAL DA ANPED. PUC-Rio
GT: Formação de Professores/ n. 08. Agência Financiadora: CNPq CERVO, A. L.; BERVIAM, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COLOMBO, B. D.; CARDOSO, A. L. Formação inicial em educação física e atuação na escola: a hora da verdade. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n, 30, p. 111-127, 2008.
CORREIA, R. N. P.; FERRAZ, O. L.; Competências do professor de educação física e formação profissional. Motriz, Rio Claro, v.16, n. 2, p.281-291, 2010.
COSTA, B. O.; HENRIQUE, J.; FERREIRA, J. S. Percepções pessoais de uma professora de
educação física em início de carreira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 12, n. 1, 2013.
COSTA, F. C. As competências profissionais dos profissionais de educação física no quadro do processo de harmonização curricular: A revalorização da formação inicial em educação física. Lisboa: FMH, 2008.
MARCON, D. A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física. 2005. 277 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Florianópolis, 2005.
MARCON, D.; GRAÇAS, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. Critérios para a implementação de
práticas pedagógicas na formação inicial em educação física e implicações no conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, n.3, 2011.
MARCON, D.; NASCIMENTO, J. V.; GRAÇA, A. B. S. A construção das competências pedagógicas
através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.21, n.1, 2007.
MENDES, E. H.; NASCIMENTO, J. V.; MENDES J. C. Metamorfoses na avaliação em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 55-76, 2007.
MOLINA, R. K. A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região Metropolitana de Porto Alegre/RS. IX ANPEd Sus – Seminário De Pesquisa Em Educação Da Região Sul, 2012.
MOURA, S. A. et al. Avaliação da prática pedagógica dos egressos em educação física da ESEFFEGO. III EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. 2009.
NÓVOA, A. et al. Vida de professores: o ciclo de vida profissional dos professores. ed. Porto: Editora, 2000.
PATRIARCA, A. C.; ONOFRE, T.; MASCARENHAS, F. “Especialização Em Escolar” Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Universidade Federal De Goiás: Um Estudo De Caso. Pensar a Prática, Goiânia v.11, n.3, 2008.
PEREIRA, E. L. Formação de educadores: consequência de uma reforma curricular. Pensar a Prática, Goiânia, v.4, 2001.
PICCOLI, J. C. J.; MENEZES, F. C. L. O perfil do egresso do curso de Educação Física do Centro Universitário FEEVALE. Revista Mineira da Educação Física, Viçosa, v. 13, n. 1, 2005.
PORTO, P. Formação continuada de professores: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino fundamental. In. ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. 4, 2012, Caruaru. Anais... Pernambuco: UFPE /CAA, 2012. p. 1-13.
REBELATTO, C. F.; KRAESKI, A. C. A formação inicial em educação física: uma investigação da competência profissional percebida dos acadêmicos do curso de licenciatura em educação física do Centro de ciências da saúde e do esporte- UDESC. 2010. 16 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação emEducação Física). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
SALLES et all. Avaliação da formação inicial em Educação Física: um estudo com egressos da UFSC. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v.21, n.3, p. 61-70, 2013.
SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de Educação Física. In: FARIAS, G. O.; SHIGUNOV, V.; NASCIMENTO, J. V. Formação e desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física. Londrina: O Autor, 2001.
SILVA, A. M. C. A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 72, 2000.
SOUZA NETO, S. et al. Formação inicial e continuada de professores comunicação científica.
A Escolha do Magistério como Profissão. IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. São Paulo, 2007.
SOUZA, T. C. S. O professor de educação física: análise dos primeiros anos de carreira na docência. Universidade São Judas Tadeu. Programa de Pós-Graduação stricto sensu mestrado em Educação Física. São Paulo, 2012.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.