Utilização de um simulador de chuvas móvel como ferramenta para promoção da educação ambiental de solos em diferentes níveis de ensino escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499468972

Palavras-chave:

Erosão, Degradação de solos, Conservação de solos, Educação em geociências

Resumo

O solo é de vital importância na manutenção da vida na terra, entretanto, a problemática erosiva tem ocasionado passivos, por vezes, irreversíveis ao ambiente, afetando, de forma direta e indireta, uma gama variada de sistemas que ele compõe. Objetiva-se com este trabalho a promoção da conservação dos solos por meio de práticas voltadas à conscientização ambiental de crianças e jovens, através da realização de palestras práticas em ambientes escolares disseminando a importância do solo. Utilizou-se para tal, um simulador de chuvas e parcelas de solo como ferramentas práticas de ensino. Após visitação do projeto em diferentes escolas, observou-se que o simulador de chuvas atraiu a atenção do público e recriou em pequena escala os mecanismos de sua degradação e conservação, gerando resultados positivos, pois ao realizar a exposição de informações envolvendo a tomada de consciência ambiental para conservação dos solos de maneira a integrar o conhecimento teórico ao prático produziu-se um duplo efeito de aprendizado, além disso, possibilitou a interação direta do público para com o objeto de estudo, aumentando a aproximação e reduzindo possíveis pré-conceitos.

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Biografia do Autor

Jefferson Gomes Confessor, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Uberlândia, MG

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com titulo de mestrado e graduação em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela mesma universidade. Atualmente é Estagiário do Laboratório de Geomorfologia e Erosão de Solos. Possui experiência na área de Geomorfologia, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas, dinâmica hídrica no solo e chuva simulada.

Lara Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Uberlândia, MG

Possui graduação em Geografia - Licenciatura (2018) Bacharelado (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU- MG) Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU- MG) (2021). Atualmente é Doutoranda em Geografia na área de Análise, Planejamento e Gestão Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Geografia da mesma Universidade. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente em pesquisas de temáticas envolvendo a Geomorfologia e Hidrogeomorfologia. Estagiária laboratório de Geomorfologia e Erosão dos solos (LAGES) e professora voluntária de Astronomia desde 2018 do Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo (CEEB).

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Uberlândia, MG

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e ensino de geografia. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (FACIP/UFU).

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Confessor, J. G., Silva, L., & Bernardes, M. B. J. (2022). Utilização de um simulador de chuvas móvel como ferramenta para promoção da educação ambiental de solos em diferentes níveis de ensino escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e34. https://doi.org/10.5902/2236499468972

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental