Considerações acerca do papel das políticas educacionais de acesso ao ensino superior na migração internacional de brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499465327

Palavras-chave:

Migração internacional, Migração de estudantes, Políticas educacionais

Resumo

A migração de brasileiros, que deixam seu país à procura de melhores condições de vida, vem mostrando que a necessidade de inserção no mundo do trabalho não é o único fator que influencia essa tomada de decisão. Nos últimos anos passou-se a vislumbrar com maior nitidez casos onde a motivação foi a forma como as políticas educacionais foram historicamente estruturadas no Brasil e é com o intuito de contribuir para com esse debate que apresentamos o presente artigo, que tem como objetivo principal discutir a migração de brasileiros, para nações latino-americanas, por conta da das políticas educacionais de acesso à universidade que atuam como fator de expulsão. Este trabalho foi construído a partir da leitura de referencial bibliográfico referente à temática e entrevistas com brasileiros que imigraram para Rosário, na província argentina de Santa Fé para estudar medicina na Universidade Nacional de Rosário. Os resultados da pesquisa demonstraram que a forma como as políticas educacionais estão organizadas no Brasil contribui para a manutenção da desigualdade social e elitização das universidades e que a migração foi para os entrevistados a única forma de ter acesso a um ensino de qualidade em uma universidade pública, de forma gratuita e sem processos seletivos excludentes já que na Argentina a educação, desde o nível básico até o superior, é tratado como um direito humano inerente a todos, inclusive estrangeiros. 

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Biografia do Autor

Ariel Pereira da Silva Oliveira, Universidad Nacional de La Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación,La Plata

Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bolsista CAPES.

Ideni Terezinha Antonello, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geociências, Londrina, PR

Professora associada do curso de Graduação e Pós-graduação em Geografia da UEL.

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Publicado

2022-05-24 — Atualizado em 2022-09-26

Versões

Como Citar

Oliveira, A. P. da S., & Antonello, I. T. (2022). Considerações acerca do papel das políticas educacionais de acesso ao ensino superior na migração internacional de brasileiros. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e3. https://doi.org/10.5902/2236499465327 (Original work published 24º de maio de 2022)