O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA NO PARANÁ

Autores

  • Najla Mehanna Mormul UNIOESTE/FB
  • Eduardo Donizeti Girotto UNIOESTE/FB
  • Mafalda Nesi Francischett UNIOESTE/FB
  • Rosana Cristina Biral Leme UNIOESTE/FB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499413913

Resumo

O presente artigo aponta os resultados da pesquisa desenvolvida pelos membros do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG), da UNIOESTE- Campus Francisco Beltrão/PR, que analisou o processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais de Geografia no Paraná (DCEs). A pesquisa foi realizada na cidade de Francisco Beltrão, por meio de entrevistas com vinte e sete (27) professores de Geografia atuantes nas escolas estaduais do município. A partir dos dados, foi possível verificar que a participação dos professores na construção das (DCEs) ocorreu de forma representativa, sendo que a finalização da proposta contou com um número pequeno de docentes da rede estadual. Após a publicação, não houve políticas para a implementação da proposta, o que tem dificultado a apropriação da proposta pelos professores. Por isso, indicamos a ampliação da política de formação continuada com o intuito de produzir um efetivo processo de implementação das DCEs-PR.

 

Palavras-chave: ensino de Geografia, diretrizes curriculares, Paraná.

 

DOI: 10.5902/2236499413913

 

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Biografia do Autor

Najla Mehanna Mormul, UNIOESTE/FB

Professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão no Curso de Geografia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia - GPEG (UNIOESTE). Membro do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (UEM). Coordenadora de Estágio Supervisionado e orientadora de estágio/licenciatura em Geografia.

Eduardo Donizeti Girotto, UNIOESTE/FB

Professor adjunto do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade e Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino). É um dos coordenadores do Grupo PIBID de Geografia da UNIOESTE, Francisco Beltrão.

Mafalda Nesi Francischett, UNIOESTE/FB

Professora Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado em Geografia. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste - Francisco Beltrão/PR

Rosana Cristina Biral Leme, UNIOESTE/FB

Professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Geografia - GPEG (UNIOESTE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, degradação ambiental, planejamento ambiental, movimentos sociais e educação ambiental.

Referências

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Mormul, N. M., Girotto, E. D., Francischett, M. N., & Leme, R. C. B. (2016). O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA NO PARANÁ. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(1), 103–113. https://doi.org/10.5902/2236499413913