Educação Ambiental e Educação do Campo nas Escolas Municipais do Campo em área de proteção de Manancial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499473482Palavras-chave:
Educação, Educação do Campo, Educação AmbientalResumo
O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de Tese de Doutorado, defendida no ano de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná, intitulada “Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental”. O objeto de estudo foi o trabalho do Coordenador Pedagógico relacionado à Educação Ambiental, em escola pública municipal localizada no campo e em Área de Proteção Ambiental (APA) de Manancial, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Assim, coloca-se como objetivo geral do presente trabalho analisar os resultados alcançados na pesquisa enunciada e suas proposições. Como objetivos específicos, delinearam-se: apresentar os resultados de pesquisa e suas proposições; avaliar o cenário pesquisado em seus avanços e retrocessos; enunciar as pesquisas realizadas em seguimento ao processo no sentido de se ampliar o conhecimento da realidade pesquisada. Ao final percebe-se que a Educação Ambiental e a Educação do Campo devem estar articuladas, diante do cenário propício para se posicionar em favor de algo novo, que não ignora as imposições hegemônicas, mas que se coloca na resistência no sentido de se pensar uma realidade diferenciada, na qual a relação ser humano e natureza estejam imbricadas e de forma dependente uma da outra.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. A. C. DE. Educação ambiental nos colégios dos assentamentos organizados no MST: tendências conservadoras e crítica. 2019. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2019. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1728. Acesso em: 23 abr. 2022.
BACK, G. C. Educação Ambiental na educação infantil: percursos, processos e práticas evidenciadas em Centros Municipais de Educação Infantil. 247f. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2021. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/bitstream/tede/1858/2/EDUCACAO%20AMBIENTAL%20NA%20EDUCACAO.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
BUCZENKO, G. L. Educação Ambiental e Educação do Campo: o trabalho do Coordenador Pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental. 345f. Tese. (Doutorado em Educação) -Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2017. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/bitstream/tede/1355/2/EDUCACAO%20AMBIENTAL.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
CALDART. R. Educação do campo. In: CALDART. R (org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, P. P. (org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, DF: MMA, 2004. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
LAYRARGUES, P. P. Para onde vai à educação ambiental? O cenário político-ideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 398-421,ago./dez. 2012. Disponível em: http://www.unemat.br/prppg/ppgca/docs2014/para_onde_vai_a_educacao_ambiental_o_cenario.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS,F. J. Educação do campo: processo de ocupação social e escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 2., 2008, São Paulo. Anais...; S.l.: s.n., 2008. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n2/06.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: DIFEL, 1982. v. 1.
SOUZA, M. A. A educação é do campo no estado do Paraná? In: SOUZA, M. A.(org.). Práticas educativas do/no campo. Ponta Grossa: UEPG, 2011a.
SOUZA, M. A. Fundamentos teóricose metodológicos da educação do campo. Ponta Grossa: UEPG, 2011b.
TOZZONI-REIS, M. F. C. Educação Ambiental: natureza, razão e História. São Paulo: Autores Associados, 2004.
TOZZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/icse/v5n9/03.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.