A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499443605

Palavras-chave:

Cartografia, Educação do Campo, Ensino de Geografia, Metodologia de ensino

Resumo

Este texto apresenta e analisa as possibilidades de uso da Cartografia Social na educação básica, sobretudo nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A proposta metodológica apresentada foi estruturada, executada e avaliada durante o programa Escola da Terra, voltado à formação de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental, entre 2017 e 2019, no estado do Paraná. A Cartografia Social apresenta-se como um recurso fundamental para o desenvolvimento da noção espacial, bem como permite identificar, analisar e problematizar os aspectos da realidade presentes na escola e na comunidade onde ela estiver inserida. Portanto, o trabalho pedagógico com a Cartografia Social possibilita, simultaneamente, o conhecimento da linguagem cartográfica e a problematização da realidade concreta do cotidiano escolar, questões centrais no ensino da Geografia.

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Biografia do Autor

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

Doutor em Geografia. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Maria Isabel Farias, Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Mestra em Geografia. Professora na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral.

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Publicado

2021-03-05

Como Citar

Finatto, R. A., & Farias, M. I. (2021). A Cartografia Social como recurso metodológico para o ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 25, e03. https://doi.org/10.5902/2236499443605

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