O professor de Geografia e a seleção de livros didáticos para o ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499441884Palavras-chave:
Livro didático, Trabalho docente, Formação continuadaResumo
Este texto possui dois objetivos principais no que se refere ao trabalho do professor e o processo de escolha dos livros didáticos de Geografia. O primeiro é discutir os critérios e elementos importantes quando da escolha das coleções de livros didáticos para o subsidio ao trabalho docente e, segundo, apresentar uma metodologia sistematizada de análise do livro didático que amplie os critérios e mecanismos até então utilizados para este processo. Para este trabalho foram entrevistados 25 professores de Geografia atuantes nos anos finais do ensino fundamental na cidade de Goiânia, que fazem uso frequente do livro didático durante suas aulas. Os dados revelam que os professores não possuem um método – claramente identificável - para a análise e seleção do material didático a ser utilizado, revelando, portanto, a importância de uma proposta de sistematização de critérios para orientar o professor durante o processo de escolha dos livros didáticos.
Downloads
Referências
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijui: Ed. Unijuí, 2013. 168 p.
DÍAZ. Omar Rolando Turra. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 34 p. 609-624, set./dez. 2011.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
MOTA, Hugo Gabriel da Silva. O livro didático mediando a construção do conhecimento na formação continuada do professor de Geografia [Dissertação de Mestrado]. Instituto de Estudo Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO. 2015, 172f.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Livro didático: do ritual de passagem a ultrapassagem. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.