O professor de Geografia e a seleção de livros didáticos para o ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499441884

Palavras-chave:

Livro didático, Trabalho docente, Formação continuada

Resumo

Este texto possui dois objetivos principais no que se refere ao trabalho do professor e o processo de escolha dos livros didáticos de Geografia. O primeiro é discutir os critérios e elementos importantes quando da escolha das coleções de livros didáticos para o subsidio ao trabalho docente e, segundo, apresentar uma metodologia sistematizada de análise do livro didático que amplie os critérios e mecanismos até então utilizados para este processo. Para este trabalho foram entrevistados 25 professores de Geografia atuantes nos anos finais do ensino fundamental na cidade de Goiânia, que fazem uso frequente do livro didático durante suas aulas. Os dados revelam que os professores não possuem um método – claramente identificável - para a análise e seleção do material didático a ser utilizado, revelando, portanto, a importância de uma proposta de sistematização de critérios para orientar o professor durante o processo de escolha dos livros didáticos.

 

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Biografia do Autor

Hugo Gabriel Silva Mota, Secretária Municipal de Educação de Goiânia, GO.

Doutorando em Geografia IESA/UFG (2018). Mestrado em Geografia - IESA/UFG (2015). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2009). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Goiânia desde 2009. Membro do GECE - Grupo de Estudos e Pesquisas de Cartografia para Escolares (2018) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), desde 2018. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/MEC), no ano de 2018. Áreas de interesse de pesquisa e atuação: Formação Continuada de Professores de Geografia, Livro Didático, Ensino de Geografia e Cartografia Escolar.

 

Referências

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Mota, H. G. S. (2020). O professor de Geografia e a seleção de livros didáticos para o ensino fundamental. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e30. https://doi.org/10.5902/2236499441884

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