A memória urbana como recurso didático aplicada ao ensino de Geografia
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Mauricio de Almeida. Sobre a memória das cidades. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri et. al. (Orgs). A produção do espaço urbano. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 19-39
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
HOLZER, Werther. Memória de viajantes: paisagens e lugares de um novo mundo. Revista GEOgraphia. Niterói, v. 2, n. 3, p. 111-122, 2000. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2009.
KAERCHER, Nestor André. A geografia escolar na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia crítica. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: . Acesso em: 23 de setembro de 2015.
LAMPART, Rodrigo Alves. O estudo do lugar como formação do conhecimento e a prática docente em geografia. In: TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; HOLGADO, Flávio Lopes (org.). Ensino da geografia e da história: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: Evangraf, 2013. (p. 133-148).
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto história: Revista do programa de estudos Pós-graduandos em história. São Paulo, n.10, p. 7-28, 1993. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2009.
OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves de. A memória da cidade: transformações e permanências na produção espacial do núcleo de formação histórico da cidade de Juazeiro do Norte - CE. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Ciências e das Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: Acesso em: 23 de setembro de 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
REGO, Nelson. Geografia, educação, linguagem: elementos de uma reconstrução ontológica? Revista da ANPEGE, Rio de Janeiro, v. 5, p. 4-15, 2005. Disponível em:
Acesso em: 23 de setembro de 2015.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5.ed. São Paulo: EdUSP, 2013.
SEEMANN, Jörn. O espaço da memória e a memória do espaço: algumas reflexões sobre a visão espacial nas pesquisas sociais e históricas. Revista Casa de Geografia de Sobral, Sobral, v. 4/5, p. 45-53, 2002/2003. Disponível em: . Acesso em: 28 de outubro de 2010.
SOUZA, Vanilton Camilo de. Desafios do estágio supervisionado na formação do professor de geografia. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa (org.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013. p. 105-130.
TUAN, Yi,Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
DOI: https://doi.org/10.5902/2236499429328
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Indexações e Bases Bibliográficas





.jpg)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.