A memória urbana como recurso didático aplicada ao ensino de Geografia

Paulo Wendell Alves de Oliveira, Ana Paula Rodrigues da Costa

Resumo


O presente artigo é uma reflexão sobre a possibilidade da utilização da memória urbana como linguagem a ser trabalhada no ensino de Geografia, buscando trabalhar com categorias e conceitos geográficos, principalmente no contexto urbano, tendo como ponto de partida o cotidiano do aluno. Dessa forma, partiu-se do recorte espacial do bairro São José na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Assim, realizou-se uma análise junto aos alunos do 2.º ano do Ensino Médio da E. E. E. P. Raimundo Saraiva Coelho. Como metodologia, foram realizados minicursos, abordando alguns conceitos fundamentais que foram debatidos neste texto. Posteriormente, realizou-se um campo onde os alunos apresentaram a construção desses conceitos na prática. Eles desenvolveram diferentes leituras, contextualizando o bairro São José e sua condição urbana, tendo como ponto de partida o tema aqui discutido.

Palavras-chave


Memória urbana; Ensino de Geografia; Linguagens

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DOI: https://doi.org/10.5902/2236499429328

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