A memória urbana como recurso didático aplicada ao ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499429328Palabras clave:
Memória urbana, Ensino de Geografia, LinguagensResumen
O presente artigo é uma reflexão sobre a possibilidade da utilização da memória urbana como linguagem a ser trabalhada no ensino de Geografia, buscando trabalhar com categorias e conceitos geográficos, principalmente no contexto urbano, tendo como ponto de partida o cotidiano do aluno. Dessa forma, partiu-se do recorte espacial do bairro São José na cidade de Juazeiro do Norte - CE. Assim, realizou-se uma análise junto aos alunos do 2.º ano do Ensino Médio da E. E. E. P. Raimundo Saraiva Coelho. Como metodologia, foram realizados minicursos, abordando alguns conceitos fundamentais que foram debatidos neste texto. Posteriormente, realizou-se um campo onde os alunos apresentaram a construção desses conceitos na prática. Eles desenvolveram diferentes leituras, contextualizando o bairro São José e sua condição urbana, tendo como ponto de partida o tema aqui discutido.Descargas
Citas
ABREU, Mauricio de Almeida. Sobre a memória das cidades. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri et. al. (Orgs). A produção do espaço urbano. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2012. p. 19-39
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
HOLZER, Werther. Memória de viajantes: paisagens e lugares de um novo mundo. Revista GEOgraphia. Niterói, v. 2, n. 3, p. 111-122, 2000. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewArticle/32>. Acesso em: 25 de maio de 2009.
KAERCHER, Nestor André. A geografia escolar na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia crítica. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01052005-224221/pt.br.php>. Acesso em: 23 de setembro de 2015.
LAMPART, Rodrigo Alves. O estudo do lugar como formação do conhecimento e a prática docente em geografia. In: TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; HOLGADO, Flávio Lopes (org.). Ensino da geografia e da história: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: Evangraf, 2013. (p. 133-148).
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto história: Revista do programa de estudos Pós-graduandos em história. São Paulo, n.10, p. 7-28, 1993. Disponível em: <http://www.pt.scribd.com/doc/51219446/Entre-Memoria-e-Historia-a-Problematica-Dos-Lugares-Pierre-Nora>. Acesso em: 25 de maio de 2009.
OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves de. A memória da cidade: transformações e permanências na produção espacial do núcleo de formação histórico da cidade de Juazeiro do Norte - CE. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Ciências e das Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: <http://uece.br/mag/dmdocuments/paulo_wendell_alvesde_oliveira.pdf> Acesso em: 23 de setembro de 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
REGO, Nelson. Geografia, educação, linguagem: elementos de uma reconstrução ontológica? Revista da ANPEGE, Rio de Janeiro, v. 5, p. 4-15, 2005. Disponível em:
<http://www.anpege.org.br/revista/ojs-2.4.6/index.php/anpege08/article/view/24> Acesso em: 23 de setembro de 2015.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5.ed. São Paulo: EdUSP, 2013.
SEEMANN, Jörn. O espaço da memória e a memória do espaço: algumas reflexões sobre a visão espacial nas pesquisas sociais e históricas. Revista Casa de Geografia de Sobral, Sobral, v. 4/5, p. 45-53, 2002/2003. Disponível em: <http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/77>. Acesso em: 28 de outubro de 2010.
SOUZA, Vanilton Camilo de. Desafios do estágio supervisionado na formação do professor de geografia. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa (org.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013. p. 105-130.
TUAN, Yi,Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.