Plante uma árvore, adote essa ideia! Projeto de educação ambiental na Escola Adalgisa Mendonça Lopes, Anajatuba-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499428256

Palavras-chave:

Percepção. Meio Ambiente. Desmatamento.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as experiências e os resultados da implantação do projeto Plante uma árvore, adote essa ideia! desenvolvido na Escola Municipal Adalgisa Mendonça Lopes em Anajatuba-MA. Baseado no método fenomenológico-qualitativo, tendo como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico; promoção de uma palestra sobre a preservação e conservação do meio ambiente, a percepção e Educação Ambiental e o dia da árvore; aplicação de um questionário sobre a temática da palestra e desenhos confeccionados pelos alunos. Os alunos informaram que o desmatamento é o principal problema ambiental do município e consideram que a escola é a principal forma de adquirir conhecimentos sobre as questões ambientais. Pelos desenhos, ficou evidente a preocupação dos alunos com a preservação e conservação das árvores para o ambiente local, demostraram laços de afetividade e pertencimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wendell Dias Costa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presisente Prudente, SP

Formação Acadêmica
Licenciado em Geografia em 2009 pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus do Bacanga - São Luís - Maranhão.
Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior São Francisco – IESF em 2010, Paço do Lumiar -MA.
Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Capes 3, São Luís - MA.
Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Capes 7) da FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente - São Paulo.
Professor de Geografia do Município de Anajatuba-MA
Período: 30/05/2010 - 21/01/2016

Integrante do grupo de pesquisa LIDA/UEMA e GADIS/UNESP-PP com função de pesquisador.

Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA.

Trabalha nos seguintes temas: impactos socioambientais; educação ambiental; políticas públicas voltadas para áreas protegidas; planejamento ambiental; ordenamento e gestão territorial e ecoturismo em Unidades de Conservação.

Referências

Aziz Ab’Saber. [Entrevista concedida á Revista Nova Escola de Janeiro de 2001, publicada no site: aprendizesdanatureza.blogspot.com/.../entrevista-com-aziz-absaber.html Acesso em: 10 de jul. de 2015.

ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUMA, D. A formação da consciência ambiental e a escola. Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande do Sul. V. 15. Jul./Dez. 2005. Disponível em: <http://www.remea.fugr.br>. Acesso em: 10 set. 2015.

BEZERRA, T.M.O.; FELICIANO, A.L.P.; ALVES, A.G.C. Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da estação ecológica de caetés – região metropolitana do Recife-PE. Revista Biotemas, v. 21, n.1, p. 147-160, 2008.

BOHRER, Patrícia Vianna; KROB, Alexandre José Diehl. Instrumentos de avalição de resultados: conhecendo e aperfeiçoando a atuação do educador ambiental e do Instituto Curicaca. In: LISBOA, Cassiano Pamplona; KINDEL, Eunice Aita Isaia (orgs.). Educação Ambiental: da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 83-98.

BRASIL. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 20 de jun. de 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Lenir Cardoso. A percepção da paisagem do Município de Viana/MA pelos estudantes da 1ª série do C.E.M. Nossa Senhora da Conceição. São Luís: Monografia de especialização (CEFET), 2007.

CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidades e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental. São Paulo: Edusp, 1993.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

LISBOA, Cassiano Pamplona; KINDEL, Eunice Aita Isaia (orgs.). Educação ambiental: da teoria à prática. Porto Alegre: Mediação, 2012. 144p.

MACHADO, L. M. C. P. A percepção do meio ambiente como suporte para a educação ambiental. In: POMPÊO, M. L. M. Perspectivas da limnologia no Brasil. São Luís: Gráfica e Editora União, 1999.

MARANHÃO. GEPLAN. Atlas do Maranhão. São Luís: LABGEO/UEMA, 2002.

MAROTI, P. S. Percepção ambiental. Disponível em: http://www.lapa.ufscar.br/portugues/perc_amb.htm>. Acesso em: 14 set. 2015.

MEDINA, N. M.; SANTOS, E. C. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. Petrópolis: Vozes, 1999.

MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. Projetos de Ensino em Geografia e a necessária articulação com a Educação Ambiental nas escolas. In: RISSO, Cristina (org.). Ensino de Geografia e Educação Ambiental: relatos de experiências. UNESP/Ourinhos: Campus Experimental de Ourinhos, 2013, p. 27- 44.

MENDES, A. A. A percepção ambiental dos resíduos de serviços da saúde – RSS da equipe de enfermagem de um hospital filantrópico de Araraquara-SP. Dissertação de Mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente. Uniara: Centro Universitário de Araraquara-SP, 2005. 97f.

MUGGLER, Cristine Carole et al. Solos e Educação Ambiental: Experiência com alunos do Ensino Fundamental na Zona Rural de Viçosa, MG. Belo Horizonte: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004.

OLIVEIRA, Lívia de e MACHADO, Lucy Marion Calderini Philadelpho. Percepção, Cognição, Dimensão Ambiental e desenvolvimento com Sustentabilidade. In: VITTE, Antonio Carlos; GUERRA, Antonio José Teixeira (Org.). Reflexões sobre Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

PALMA, I. R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. Dissertação de Mestrado em Engenharia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

PENNA, Antonio Gomes. Percepção e realidade: introdução ao estudo da atividade perceptiva. Rio de Janeiro: Mercúrio Star, 1982.

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Alguns pressupostos da educação ambiental. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; Pelicioni, Maria Cecília Focesi (Orgs.). Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. 2. ed. São Paulo: Signus Editora, 2002. cap. I, p. 3-6.

REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: CASCINO, F.; JACOBI; OLIVEIRA, J. F. Educação, meio e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA/CEAM, 1998. p. 43-50.

SEABRA, Giovanni. Geografia fundamentos e perspectivas. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

SILVEIRA, A. Temática Ambiental: uma referência para o Ensino Fundamental. In: Revista Espaço Acadêmico, n. 77, ano VII, p.1, 2007. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br>. Acesso em: 12 dez. 2014.

SPÓSITO, Elizeu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.

THIOLLENT, Michael. Metodologia da pesquisa ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TUAN, Yu-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2019-04-10

Como Citar

Costa, F. W. D. (2019). Plante uma árvore, adote essa ideia! Projeto de educação ambiental na Escola Adalgisa Mendonça Lopes, Anajatuba-MA. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e28. https://doi.org/10.5902/2236499428256

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.