A construção de um compromisso para uma educação antirracista

entre o político e o hipnótico

Autores

  • Liliane Souza dos Anjos UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487817

Palavras-chave:

Educação, Análise de Discurso

Resumo

Este trabalho propõe uma via discursiva para compreender a Lei 10.639/03, instrumento legal que obriga o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. O artigo defende que, pela lei em questão, o Estado empenha-se na construção de uma promessa discursiva (AUTOR, 2021), ou seja, um compromisso para a educação antirracista produzido em condições materiais próprias. Desse modo, como uma promessa inscrita historicamente, é possível observar, por um lado, seu jogo hipnótico, no qual os sujeitos acham-se atados às amarras performativas e, por outro, a divisão de sentidos ligada a esse compromisso. Agenciando os ditos, a promessa em voga enlaça os sujeitos, fazendo-os esquecerem-se das condições materiais que permitem ao Estado ocupar-se em determinar legalmente a inclusão da cultura negra no conteúdo escolar.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Souza dos Anjos, L. (2025). A construção de um compromisso para uma educação antirracista: entre o político e o hipnótico. Fragmentum, (64), 23–34. https://doi.org/10.5902/2179219487817

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