A construção de um compromisso para uma educação antirracista: entre o político e o hipnótico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487817

Keywords:

Educação, Análise de Discurso

Abstract

This work proposes a discursive way to understand Law 10.639/03, a legal instrument that requires Afro-Brazilian History and Culture teaching in primary and secondary educational establishments. The article argues that, through the law in question, the State is committed to building a discursive promise (AUTHOR, 2021), in other words, a commitment to anti-racist education produced in its own material conditions. In this way, as a historically inscribed promised, it is possible to observe, on the one hand, its hypnotic game, in which the subjects find themselves tied to performative ties and, on the other, the division of means linked to this commitment. By implementing the sayings, the current promise ensnares subjects, making them forget about the material conditions that allow the State to legally determine the inclusion of black culture in school content.

Downloads

Author Biography

Liliane Souza dos Anjos, UNESP

Doutora pelo programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Funcionamento do Discurso do Texto. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Comunicação Organizacional pela Faculdade 2 de Julho
(F2J). Graduou-se em Letras Vernáculas pela UFBA e em Comunicação Social pelo Centro Universitário Jorge Amado. Docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), na Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru). É líder do DISME - Dispositivo Discursivo Materialista em Estudo, grupo em que desenvolve pesquisas voltadas para a Análise de Discurso em diálogo com outras áreas de conhecimento como Educação e Comunicação.

References

ALFANO, Bruno. Professora é ‘denunciada’ por pai de aluno por passar filme sobre cultura negra. O Globo, 19 jun. 2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/professora-denunciada-por-pai-de-aluno-por-passarfilme-sobre-cultura-negra-22797890. Acesso em: 4 abr. 2024.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

AUSTIN, John Langshaw. Howto do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.

ANJOS, Liliane Souza dos. Por uma reflexão sobre a “promessa” nos estudos performativos. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 23, n. 46, p. 51–73, 2020.

ANJOS, Liliane Souza dos. O funcionamento discursivo da promessa de pacificação. 2021. Tese (Doutorado

em Linguística) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%2020DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%%200outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 18 mai. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 3 abr. 2024.

BRASIL tem aumento de denúncias de intolerância religiosa; veja avanços e desafios no combate ao crime.

Fantástico – G1, 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/01/21/brasil-temaumento-de-denuncias-de-intolerancia-religiosa-veja-avancos-e-desafios-no-combate-ao-crime.ghtml. Acesso em: 02 jun. 2024.

DEI, George Jerry Sefa. Anti-racism education: theory and practice. Black Point, Nova Scotia: Fernwood, 1996.

FELMAN, Shoshana. Le scandale du corps parlant: Don Juan avec Austin ou la séduction en deux langues. Paris: Seuil, 1980.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro; RAMOS, Thaís Valim. Para além de rituais e costumes: o que podemos

dizer sobre a noção de cultura em análise do discurso? Estudos da Lingua(gem), Vitória da Conquista, v. 14, n. 2, ano 2016, p. 139-154.

G1 RS; RBS TV. Diretora de escola do RS pede censura de livro ‘O Avesso da Pele’, de Jeferson Tenório; autor

rebate: ‘deveríamos estar preocupados em formar leitores’. G1, 4 mar. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/03/04/livro-diretora-rs-avesso-da-pele-jeferson-tenorio.ghtml. Acesso em: 3 mai. 2024.

GUIMARÃES, Antônio Sergio A. Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Revista

Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 14, n. 39, p. 103-117, 1999.

HARE, Richard. M., The Promising Game. Revue internationale de philosophie, Bruxelles, n. 18, p. 398-412,1964.

HARRISON, Jonathan. Knowing and Promising. Mind, Oxford, v. 71, n. 284, p. 443-457, Oct. 1962.

LAGAZZI, Suzy Maria. A equivocidade na circulação do conhecimento científico. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 11, n. 3, p. 497-514, dez. 2011.

MUNANGA, Kabengele. Negritude e Identidade Negra ou Afrodescendente: Um Racismo ao Avesso? Revista da ABPN. V. 4, n. 8. p. 06-14, jul.– out. 2012.

NASCIMENTO, Felipe Augusto Santana do. Ler a cultura hoje: a construção do consenso nas políticas culturais do Estado brasileiro. RUA, Campinas, v. 23, n. 2, p. 311–334, 2017.

OLIVEIRA, Dennis de. Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica. São Paulo: Editora Dandara, 2021.

ORLANDI, Eni P. Texto e discurso. Organon: Revista do instituto de Letras da UFRGS, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 111-118, 1995.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6. ed. Campinas: Pontes, 2012.

OTTONI, Paulo. John Langshaw Austin e a Visão Performativa da Linguagem. D.E.L.T.A., [online], v. 18, n. 1, p. 117-143, 2002.

OTTONI, Paulo. Visão performativa da linguagem. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, [1975] 2014. p. 61-162.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, [1975] 2009.

PINTO, Joana Plaza. O corpo de uma teoria: marcos contemporâneos sobre os atos de fala. Cadernos Pagu [on-line], n. 33, p. 117-138, 2009.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. A nova pragmática: faces e feições de um fazer. São Paulo: Parábola, 2010.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. On Searle (on Austin) on language. Language and Communication, [S. l.], v. 20, p. 347-391, 2000.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Os caminhos da pragmática no Brasil. D.E.L.T.A. [on-line], v. 15, p. 323-338, 1999.

SCHNEEWIND, Jerome B. A note on Promising. Philosophical Studies, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 33-35, 1966.

TROYNA, Barry; CARRINGTON, Bruce. Education, racism and reform. London: Routledge, 1990.

TROYNA, Barry; SELMAN, Libby. Implementing multicultural and anti-racist education in mainly white colleges. London: Further Education Unit, 1991.

VIEIRA, Ingrid Câmara Luiz. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultua afro brasileira na escola. Unitas, v. 5, n. 2, 2017, p. 394-411. Disponível em: https://docplayer.com.br/70973710A intolerancia-religiosa-como-elemento-norteador-do-ensino-da-cultura-afro-brasileira-na-escola-1.html. Acesso em: 4 mai. 2024.

ZOPPI-FONTANA, Mónica. Acontecimento, arquivo, memória: às margens da lei. Revista Leitura, Maceió, n. 30, p. 175-205, 2002

Published

2025-02-28

How to Cite

Souza dos Anjos, L. (2025). A construção de um compromisso para uma educação antirracista: entre o político e o hipnótico. Fragmentum, (64), 23–34. https://doi.org/10.5902/2179219487817

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.