Sobre a Revista
Foco e Escopo
Fragmentum é um periódico científico publicado semestralmente nas versões impressa (ISSN 1519-9894) e on-line (ISSN 2179-2194) e destinado a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. O periódico divulga textos produzidos por pesquisadores que desenvolvem, como escopo e/ou resultado de pesquisas, as seguintes problemáticas:
a) Na Linguística, questões enunciativas e/ou discursivas, tendo por eixo direto o campo do saber sobre a história da produção do conhecimento linguístico, a partir da análise de instrumentos linguísticos bem como de outras textualidades alicerçadas pela História das Ideias Linguística em sua relação com a Análise de Discurso de linha francesa;
b) Na Literatura, estudos comparados que têm evidenciado a relação do texto literário não apenas com seu contexto de produção como também com outras artes, mídias, saberes e formas, aproximação esta que articula artes e conhecimentos em suas especificidades, demonstrando processos de leitura, compreensão, interpretação e análise envolvidos no acesso a obras de arte e à recepção de um público especializado.
Admitem-se textos em português, francês, inglês ou espanhol. Não são aceitos textos de pesquisadores que não tenham a formação mínima de doutor. Acadêmicos de doutorado podem submeter textos à avaliação, desde que em coautoria com o professor orientador.
Com periodicidade semestral, cada novo dossiê temático será organizado por dois pesquisadores e constituído de um conjunto de artigos somados a uma resenha e à divulgação, em formato de resumo, de duas teses já defendidas, que apresentem relevância para a temática em foco. Afora essa estrutura preestabelecida, Fragmentum se reservará o direito de publicar entrevistas e outras textualidades inéditas, de caráter artístico e ensaístico, quando convier. Originais em francês, português e espanhol deverão apresentar título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito o texto e em inglês. Para originais em inglês, título, resumo e palavras-chave deverão ser apresentados em inglês e em português.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos serão avaliados anonimamente, na modalidade às cegas, por pelo menos dois pareceristas membros do Conselho Editorial, os quais serão assessorados, quando necessário, por consultores ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Só serão encaminhados à publicação os artigos de autores que efetuarem as alterações recomendadas e as modificações sugeridas.
Os trabalhos que não se adequarem às normas do periódico, presentes em Diretrizes aos Autores, não serão aceitos. Dados e conceitos não emitidos nos trabalhos bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os critérios para a avaliação dos artigos são:
- Adequação à temática do respectivo número;
- Originalidade;
- Consistência teórico-metodológica;
- Interesse científico e relevância para a área;
- Qualidade de apresentação (estrutura, organização do texto);
- Qualidade de escrita; e
- Adequação às normas de formatação do periódico.
Ética de publicação
A Revista Fragmentum tem compromisso com a ética e a qualidade das publicações, com base nas diretrizes do COPE e da ABEC BRASIL. Defendemos um comportamento ético de todas as partes envolvidas no processo de publicação em nosso periódico: autores, editores, editores executivos, conselho editorial, pareceristas ah hoc, revisores textuais, equipe técnica e publicadora.
Deveres do editor:
Decisão de publicação: cabe ao editor-chefe decidir quais artigos submetidos devem ser publicados, a partir dos pareceres emitidos pelos pareceristas, pelas políticas decididas pelo Conselho Editorial e Editor(a) Responsável pelo periódico. Essas políticas devem obedecer às exigências legais em vigor sobre difamação, violação de direitos legais e plágio.
Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, étnica, nacional ou a filosofia política de autores.
Confidencialidade: todos os manuscritos submetidos à Fragmentum são tratados como confidenciais. Não é permitida a divulgação de qualquer informação sobre os manuscritos submetidos à revista, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.
Divulgação e conflitos de interesses: os editores devem recusar a avaliação de manuscritos em que haja conflito de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos/ligações com qualquer um dos autores. Também não é permitido aos editores utilizar materiais inéditos divulgados em um manuscrito em pesquisas próprias sem o consentimento expresso e escrito pelo autor.
Envolvimento e cooperação em investigações: os editores devem tomar medidas necessárias cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Deveres dos pareceristas
Contribuição para as decisões editoriais: a revisão por pares auxilia o autor a melhorar o manuscrito e auxilia o editor na tomada de decisões editoriais. Dessa forma, qualquer revisor potencial deve recusar a revisão de trabalhos que estão fora da sua área de abrangência.
Pontualidade: as revisões devem ser feitas dentro do período de revisão acordado.
Confidencialidade: os revisores devem tratar os documentos recebidos para avaliação como confidenciais, ou seja, os manuscritos não devem ser compartilhados ou discutidos com outras pessoas. As informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da revisão por pares devem permanecer confidenciais e não utilizadas para vantagem pessoal.
Padrões de objetividade: as revisões devem ser feitas de forma objetiva, expressando seu ponto de vista e utilizando argumentos de apoio.
Sobre as fontes: os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores.
Divulgação e conflito de interesses: as informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio da revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizadas para benefício pessoal. Os revisores devem se abster (ou seja, devem pedir a outro membro do conselho editorial para revisar e considerar) de revisar manuscritos em que eles têm conflitos de interesse resultantes da concorrência, colaborativas, ou outras relações ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos trabalhos.
Deveres dos autores
Normas gerais: os autores devem apresentar o resultado de pesquisas originais de forma precisa e significativa para os estudos relacionados às ciências da linguagem em tudo o que ela pode abranger no seu disciplinar, conforme expresso e explicitado no foco e escopo da revista. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão, por meio do uso de imagens, tabelas ou outras formas de demonstração de dados. O documento deve conter detalhes suficientes e referências que permitam que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
Originalidade e plágio: os autores devem apresentar textos originais inéditos, todas as citações, mesmo quando de artigos do próprio autor, devem ser devidamente citadas e referenciadas. Não serão aceitos manuscritos que contenham alguma forma de plágio detectada pela equipe de revisão ou pela plataforma Turnitin.
Em caso de suspeita de qualquer forma de plágio os autores serão notificados para esclarecimento da situação dentro do prazo de uma semana. Sem uma explicação e correção dos trechos indicados como plágio, o manuscrito será rejeitado pela revista.
Publicação múltipla, redundante e simultânea: todo manuscrito submetido à revista Fragmentum deve ser original e inédito, não sendo aceitáveis resultados de pesquisa que foram publicados inicialmente em outro periódico. Caso uma primeira versão do estudo submetido tenha sido publicada em outro periódico, é dever do autor informar a revista no momento da submissão.
Sobre as fontes: todos os trabalhos citados no manuscrito devem estar devidamente citados e referenciados. As informações que foram cedidas aos autores por meio de entrevistas, conversas, correspondências, seminários não devem ser divulgados sem a permissão expressa por escrito da fonte.
Autoria: a autoria denota crédito quanto à responsabilidade pelo manuscrito e pela publicação resultante. A autoria diz respeito àqueles que contribuíram com o pensamento crítico teórico e formatação do estudo relatado, dessa forma, somente aqueles que contribuíram significativamente para a pesquisa devem ser listados como coautores. É dever do autor que fará a submissão garantir que a lista de coautores está correta, além de garantir que todos coautores estão de acordo com a submissão.
Divulgação e conflitos de interesses: os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou outro material que possa ter influenciado no resultado da pesquisa. Todas as fontes de apoio devem ser divulgadas.
Erros fundamentais em trabalhos publicados: caso o autor verifique erros significativos ou imprecisões no trabalho publicado, é seu dever notificar o periódico ou a(o) editor(a) para correção do artigo.
Indexadores e repositórios:
DOAJ - https://doaj.org/toc/2179-2194
Diadorim - https://diadorim.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=fragmentum&limit=20
EZB - https://ezb.ur.de/detail.phtml?jour_id=180191&bibid=AAAAA
ZDB - https://zdb-katalog.de/title.xhtml?idn=1020373679&view=brief
ISSN Portal - https://portal.issn.org/resource/ISSN/2179-2194
Latindex - https://latindex.org/latindex/ficha/7721
Sumários.org - https://www.sumarios.org/revista/fragmentum
Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&pli=1&user=MWfTno4AAAAJ
Periodicidade
A periodicidade do periódico Fragmentum é semestral, de acordo com a seguinte organização temática dos números:
Jan - Jun | Número Temático I |
Jul - Dez | Número Temático II |
Política de Acesso Livre
Fragmentum é um periódico de Acesso Aberto, portanto seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todo e qualquer usuário pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Nossa política de acesso aberto tem a ver com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).