Sobre la revista

Foco e Escopo

Fragmentum é um periódico científico publicado semestralmente nas versões impressa (ISSN 1519-9894) e on-line (ISSN 2179-2194) e destinado a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. O periódico divulga textos produzidos por pesquisadores que desenvolvem, como escopo e/ou resultado de pesquisas, as seguintes problemáticas:

a) Na Linguística, questões enunciativas e/ou discursivas, tendo por eixo direto o campo do saber sobre a história da produção do conhecimento linguístico, a partir da análise de instrumentos linguísticos bem como de outras textualidades alicerçadas pela História das Ideias Linguística em sua relação com a Análise de Discurso de linha francesa;

b) Na Literatura, estudos comparados que têm evidenciado a relação do texto literário não apenas com seu contexto de produção como também com outras artes, mídias, saberes e formas, aproximação esta que articula artes e conhecimentos em suas especificidades, demonstrando processos de leitura, compreensão, interpretação e análise envolvidos no acesso a obras de arte e à recepção de um público especializado.

Admitem-se textos em português, francês, inglês ou espanhol. Não são aceitos textos de pesquisadores que não tenham a formação mínima de doutor. Acadêmicos de doutorado podem submeter textos à avaliação, desde que em coautoria com o professor orientador.

Com periodicidade semestral, cada novo dossiê temático será organizado por dois pesquisadores e constituído de um conjunto de artigos somados a uma resenha e à divulgação, em formato de resumo, de duas teses já defendidas, que apresentem relevância para a temática em foco. Afora essa estrutura preestabelecida, Fragmentum se reservará o direito de publicar entrevistas e outras textualidades inéditas, de caráter artístico e ensaístico, quando convier. Originais em francês, português e espanhol deverão apresentar título, resumo e palavras-chave na língua em que foi escrito o texto e em inglês. Para originais em inglês, título, resumo e palavras-chave deverão ser apresentados em inglês e em português.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão avaliados anonimamente, na modalidade às cegas, por pelo menos dois pareceristas membros do Conselho Editorial, os quais serão assessorados, quando necessário, por consultores ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Só serão encaminhados à publicação os artigos de autores que efetuarem as alterações recomendadas e as modificações sugeridas.

Os trabalhos que não se adequarem às normas do periódico, presentes em Diretrizes aos Autores, não serão aceitos. Dados e conceitos não emitidos nos trabalhos bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade dos autores.

Os critérios para a avaliação dos artigos são:

- Adequação à temática do respectivo número;

- Originalidade;

- Consistência teórico-metodológica;

- Interesse científico e relevância para a área;

- Qualidade de apresentação (estrutura, organização do texto);

- Qualidade de escrita; e

- Adequação às normas de formatação do periódico.

 

Indexadores e repositórios:

DOAJ - https://doaj.org/toc/2179-2194

Diadorim - https://diadorim.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=fragmentum&limit=20

EZB - https://ezb.ur.de/detail.phtml?jour_id=180191&bibid=AAAAA

ZDB - https://zdb-katalog.de/title.xhtml?idn=1020373679&view=brief

ISSN Portal - https://portal.issn.org/resource/ISSN/2179-2194

Latindex - https://latindex.org/latindex/ficha/7721

Sumários.org - https://www.sumarios.org/revista/fragmentum

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&pli=1&user=MWfTno4AAAAJ

 

Periodicidade

A periodicidade do periódico Fragmentum é semestral, de acordo com a seguinte organização temática dos números:

Jan - Jun Número Temático I
Jul - Dez Número Temático II 

 

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.