Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Fragmentum?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  • Orientações Gerais
  • Limites
  • Entrevista
  • Resenhas
  • Textos de divulgação de teses (somente para organizadores de dossiês temáticos)
  • Tutorial para Submissão de Textos
  • Condições de Submissão
  • Direito Autoral

Orientações Gerais

- O periódico recebe textos escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Em se tratando de artigos, Título, Resumo e Palavras-Chave devem constar na língua em que foi escrito o artigo e em inglês. Quando o original for escrito em inglês, Título, Resumo e Palavras-Chave devem constar em inglês e em português;

- Admite-se até três autores por texto. Casos em que constarem mais de três autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador.

- O autor deve encaminhar obrigatoriamente como documento suplementar um arquivo contendo:
a. chamada a qual se destina a submissão (Ex.: Fragmentum 46. Jul.-dez. 2015. Linguística. As línguas indígenas no e do Brasil – Uma Homenagem a Aryon Dall’Igna Rodrigues Organização: Ana Suelly Arruda Câmara Cabral (UNB) e Verli Petri (UFSM).
b. nome(s) do(s) autor(es);
c. filiação institucional;
d. última titulação;
e. endereço postal;
f. endereço de e-mail;
g. telefone para contato;

- Os dados de identificação do(s) autor(es) não deverão constar no artigo submetido a Fragmentum, como condição necessária para a avaliação cega pelos pares. O(s) nome(s) do(s) autor(es), a filiação acadêmica e o endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção Submissões Online – Cadastro de Usuários.

- É permitido até dois artigos por autor, sendo uma autoria e uma coautoria, por edição;

- As resenhas de livros e de teses devem ter autoria e não devem ser da mesma instituição evitando a endogenia;

- Admite-se até três autores por texto. Casos em que constarem mais de três autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador;

O nível mínimo exigido para publicação é de doutorando em coautoria com seu orientador;

- Os arquivos de texto somente são recebidos no formato .doc ou .docx, papel A4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm;

- O não cumprimento das normas de publicação implica a recusa do artigo.

Limites

Resumos: até 100 palavras.

Palavras-chave:três palavras a cinco palavras.

Artigos: entre 3 mil e 8 mil palavras, incluindo tabelas, figuras, referências e anexos.

Resenhas: até 1200 palavras.

Entrevistas: até 8 mil palavras.

Textos de divulgação de teses: até 600 palavras (somente para organizadores de dossiês temáticos).

Normas de Formatação

Artigos

Título: Times New Roman 12, negrito, centralizado e em letras maiúsculas. Uma linha abaixo e com a mesma formatação, a versão do título em inglês ou português, no caso de originais escritos em inglês.

Resumo (antecedido pela expressão Resumo em itálico, seguida de dois pontos): Times New Roman 10 e em espaçamento simples, seguidas de três a cinco palavras-chave (antecedidas pela expressão Palavras-chave em itálico, seguida de dois pontos) separadas por ponto-e-vírgula. Duas linhas abaixo e com a mesma formatação, a versão do resumo e das palavras-chave em outra língua.

Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm.

Subtítulos das seções primárias e secundárias: negrito, alinhados à esquerda, com apenas as iniciais em maiúscula. Cada subtítulo separa-se do texto antecedente e subsequente por uma linha em branco.

Notas de rodapé: usar notas de rodapé, e não notas de fim. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaço simples entre linhas.

Citações diretas e indiretas: seguir as orientações da ABNT NBR 10520. Orientações gerais:

  • Conforme a regulamentação supracitada, citações indiretas ou diretas com até três linhas são empregadas no corpo do texto. No caso de citações indiretas, não emprega-se aspas e a paginação é opcional. No caso de citações diretas de até três linhas, empregam-se aspas e apresenta-se a paginação. Nomes de autores empregados no corpo do texto não devem ser apresentados em minúsculas; no caso de autores apresentados entre parênteses, utilizar caixa alta. Exemplos:
[...] conforme Saussure (1916)
[...] (SAUSSURE, 1916, p. 50)
[...] Saussure (1916, p. 50)

 

  • Citações diretas com mais de três linhas são apresentadas em parágrafo distinto, com alinhamento justificado, sem adentramento de parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman 10, sem aspas ou itálicos. A referência deve ser indicada ao final da citação, em maiúsculas e entre parênteses: (SAUSSURE, 1916, p. 50).
  • Grifos (grifos do autor/grifos nossos) e informações sobre traduções (tradução nossa) devem ser indicados nos próprios parênteses de referência da citação. Exemplo:

(PÊCHEUX, 1969, p. 100, grifo do autor)

Corpus: recomenda-se formatar as materialidade do corpus de modo distinto ao corpo do texto e das citações de mais de 3 linhas. Sugere-se recuo de 2 cm.

Imagens, figuras, esquemas: devem ser nomeados e numerados sequencialmente. Indicar legenda sempre na parte inferior da imagem/da figura/do esquema, junto à fonte, que é apresentada uma linha abaixo do título. Legendas devem apresentar alinhamento centralizado e ser escritas em Times New Roman 10. Exemplos:

Figura 1: Representação analítica dos textos x.

Fonte: Adaptado de Ribeiro (2009, p. 10).

Tabelas, quadros: devem ser nomeados e numerados sequencialmente. Indicar título da legenda sempre na parte superior do quadro/da tabela e, na parte inferior, a fonte. Legendas devem apresentar alinhamento centralizado e ser escritas em Times New Roman 10.

Referências (antecedidas pela expressão Referências, em negrito, alinhada à esquerda): espaçamento simples, alinhamento justificado. Listar obras/materiais citados no decorrer do texto no final do corpo do texto, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (no caso de um mesmo autor). Seguir demais orientações da ABNT NBR 6023. A seguir, exemplificam-se alguns casos, conforme a regulamentação citada:

- Monografia no todo:

GUIMARÃES, Eduardo. A Palavra: Forma e Sentido. Campinas: RG/Pontes, 2007.

GUIMARÃES, E.; BRUM de PAULA, M. R. (Orgs.). Sentido e Memória. Campinas: Pontes, 2005. p. 9-26.

- Parte de monografia:

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: ______. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: HUCITEC, 1997. p. 31-38.

- Artigo publicado em periódico, boletim, etc.:

ORLANDI, Eni Puccinelli. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 30, p. 27-33, 1996.

- Artigo e/ou matéria de jornal:

BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Caderno 2, p. D3, 31 out. 2009.

MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, São Paulo, n. 1528, p. 9 -11, 4 set. 1998. Entrevista concedida a João Gabriel de Lima.

- Fontes eletrônicas:

LACAN, Jacques. Seminario 5. Las formaciones del inconsciente. Clase 4 (27 nov. 1957) Tradução R. E. Rodriguez Ponte. Psikolibro: 2007. Disponível em: lt;http://www.4shared.com/file/16435439/40973c9e/Lacan_Jacques__Obras_Completas.html> Acesso em: 20 mai. 2007.

- Trabalho apresentado em evento:

TRZESNIAK, Piotr. A concepção e a construção da revista científica. In: II ENCONTRO DE EDITORAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL/IVFEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO. Anais... Belém/PA: MPEG-Museu Paraense Emilio Goeldi/ABEC-Associação Brasileira de Editores Científicos, 2000. p. 21-34. Disponível em: <http://academia.edu/872626/A_concepcao_e_a_construcao_da_revista_cientifica>. Acesso em: 1 jul. 2013.

- Autoria conjunta (mais de três autores):

SCHERER, Amanda E. et al. Arquivo, memória e acontecimento em uma política de Fundos Documentais. Gragoatá: Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, Niterói, v. 18, n. 34, p. 113-130, 1 sem. 2013. Disponível em: < http://www.uff.br/revistagragoata/ojs/index.php/gragoata/article/view/54/10>. Acesso em: 1 jul. 2013.

- Títulos genéricos, autor entidade e periódicos ou coleções no todo:

DICIONÁRIO Brasileiro de Terminologia Arquivística – DBTA. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicações Técnicas, n. 51).

Entrevista

Título (ENTREVISTA COM FULANO DE TAL): negrito, centralizado, caixa alta, Times New Roman 12.

Texto: dois espaços abaixo do título. As perguntas devem ser apresentadas em negrito, sem identificação de nome do entrevistador. As respostas devem ser apresentadas sem destaque em negrito e sem identificação do entrevistado. Utilizar Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem adentramento de parágrafo. Exemplo:

Professor, gostaríamos que começasse falando sobre a história de sua formação em Letras.

Inicialmente, posso dizer que minha vida acadêmica começou quando, na cidade de São Paulo, eu ingressei no...

Data da entrevista: dois espaços simples após o texto e com alinhamento à direita, conforme o que segue:

Entrevista realizada em: ___/___/___.

- Sugere-se que cada entrevista seja antecedida por um texto introdutório de contextualização da entrevista e da sua relevância para a área. O texto deve apresentar título – negrito, centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman 12 - e conter até uma página no formato especificado pelo periódico. O texto deve ser separado do título por dois espaços simples e, ao final, deve-se apresentar o nome do entrevistador, seguido da sigla de sua instituição, entre parênteses.

Resenhas

Título: Times New Roman, 12, negrito, caixa alta, centralizado.

Referência da obra resenhada: duas linhas abaixo do título, em Times New Roman 12, alinhamento centralizado. Seguir as orientações da ABNT NBR 6023.

Texto: duas linhas abaixo da referência da obra resenhada, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm.

Citações diretas e indiretas: seguir as orientações da ABNT NBR 10520.

Referências (antecedidas pela expressão Referências, em negrito, alinhada à esquerda): espaçamento simples, alinhamento justificado. Listar obras/materiais citados no decorrer do texto no final do corpo do texto, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (no caso de um mesmo autor). Seguir demais orientações da ABNT NBR 6023.

Textos de divulgação de teses (somente para organizadores de dossiês temáticos)

Título: Times New Roman, 12, negrito, caixa alta, alinhamento à esquerda.

Dados de referência da tese: na sequência do título, devem ser apresentados o nome do autor, o ano de defesa, o orientador e a instituição. O texto deve ser escrito em Times New Roman 12, com alinhamento à esquerda. Exemplo:

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL: O FUNCIONAMENTO DA CONTRADIÇÃO NO DISCURSO DO GRAMÁTICO

Autora: Maria Iraci Souza Costa

Ano de defesa: 2015

Orientadora: Amanda Eloina Scherer

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

Texto:duas linhas abaixo da referência da obra resenhada, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm. Apresentar o escopo da tese e a relevância do trabalho para a temática em pauta.

Tutorial para Submissão de Textos

O autor (no máximo, 3 autores) deve realizar o cadastro (Login/Senha) na página do periódico, na seção Submissões Online. Preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). No espaço URL, recomenda-se a inclusão do número ORCID ID. Salvar as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, em “Submissões Ativas” iniciar o processo de submissão por meio do link “Clique aqui para Iniciar o Processo de Submissão” e realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, concordando com as condições estabelecidas pelo periódico (marcar as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionando a seção 'artigos'. Depois, indicar a chamada correspondente à submissão no campo “Comentários para o Editor”.

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, Estado e país, resumo da biografia, título e resumo e referências –, além dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao original a ser publicado.

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema.

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal - tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas e figuras que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Condições de Submissão

Os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por por outro periódico;
  2. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades, no Word, como forma de garantia do critério de avaliação às cegas proposto pelo periódico.

Direito Autoral

Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Indicar a edição a qual destina-se o manuscrito.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.