Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Fragmentum?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Orientações Gerais

Limites

Entrevista

Resenhas

Textos de divulgação de teses (somente para organizadores de dossiês temáticos)

Tutorial para Submissão de Textos

Condições de Submissão

Direito Autoral


Orientações Gerais

- O periódico recebe textos escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Em se tratando de artigos, Título, Resumo e Palavras-Chave devem constar na língua em que foi escrito o artigo e em inglês. Quando o original for escrito em inglês, Título, Resumo e Palavras-Chave devem constar em inglês e em português;

- É permitido até dois artigos por autor, sendo uma autoria e uma coautoria, por edição;
 
- As resenhas de livros e de teses devem ter autoria e não devem ser da mesma instituição evitando a endogenia;

- Admite-se até três autores por texto. Casos em que constarem mais de três autores serão avaliados pelo Comitê Avaliador;

O nível mínimo exigido para publicação é de doutorando em coautoria com seu orientador;

- O autor deve encaminhar obrigatoriamente como documento suplementar um arquivo contendo:
a. chamada a qual se destina a submissão (Ex.: Fragmentum 46. Jul.-dez. 2015. Linguística. As línguas indígenas no e do Brasil – Uma Homenagem a Aryon Dall’Igna Rodrigues Organização: Ana Suelly Arruda Câmara Cabral (UNB) e Verli Petri (UFSM).
b. nome(s) do(s) autor(es);
c. vinculação institucional;
d. última titulação;
e. endereço postal;
f. endereço de e-mail;
g. telefone para contato.

- Os dados de identificação do(s) autor(es) não deverão constar no artigo submetido a Fragmentum, como condição necessária para a avaliação cega pelos pares. O(s) nome(s) do(s) autor(es), a filiação acadêmica e o endereço postal eletrônico deverão ser inseridos na seção Submissões Online – Cadastro de Usuários;

- Os arquivos de texto somente são recebidos no formato .doc ou .docx, papel A4, margens esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm;

- O não cumprimento das normas de publicação implica a recusa do artigo.

Limites

Resumos: até 100 palavras.

Palavras-chave:três palavras a cinco palavras.

Artigos: entre 3 mil e 8 mil palavras, incluindo tabelas, figuras, referências e anexos.

Resenhas: até 1200 palavras.

Entrevistas: até 8 mil palavras.

Textos de divulgação de teses: até 600 palavras (somente para organizadores de dossiês temáticos).

Normas de Formatação

Artigos

Título: Times New Roman 12, negrito, centralizado e em letras maiúsculas. Uma linha abaixo e com a mesma formatação, a versão do título em inglês ou português, no caso de originais escritos em inglês.

Resumo (antecedido pela expressão Resumo em itálico, seguida de dois pontos): Times New Roman 10 e em espaçamento simples, seguidas de três a cinco palavras-chave (antecedidas pela expressão Palavras-chave em itálico, seguida de dois pontos) separadas por ponto-e-vírgula. Duas linhas abaixo e com a mesma formatação, a versão do resumo e das palavras-chave em outra língua.

Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm.

Subtítulos das seções primárias e secundárias: negrito, alinhados à esquerda, com apenas as iniciais em maiúscula. Cada subtítulo separa-se do texto antecedente e subsequente por uma linha em branco.

Notas de rodapé: usar notas de rodapé, e não notas de fim. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaço simples entre linhas.

Citações diretas e indiretas: seguir as orientações da ABNT NBR 10520. Orientações gerais:

  • Conforme a regulamentação supracitada, citações indiretas ou diretas com até três linhas são empregadas no corpo do texto. No caso de citações indiretas, não emprega-se aspas e a paginação é opcional. No caso de citações diretas de até três linhas, empregam-se aspas e apresenta-se a paginação. Nomes de autores empregados no corpo do texto não devem ser apresentados em minúsculas; no caso de autores apresentados entre parênteses, utilizar caixa alta. Exemplos:
[...] conforme Saussure (1916)
[...] (SAUSSURE, 1916, p. 50)
[...] Saussure (1916, p. 50)

 

  • Citações diretas com mais de três linhas são apresentadas em parágrafo distinto, com alinhamento justificado, sem adentramento de parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman 10, sem aspas ou itálicos. A referência deve ser indicada ao final da citação, em maiúsculas e entre parênteses: (SAUSSURE, 1916, p. 50).
  • Grifos (grifos do autor/grifos nossos) e informações sobre traduções (tradução nossa) devem ser indicados nos próprios parênteses de referência da citação. Exemplo:

(PÊCHEUX, 1969, p. 100, grifo do autor)

Corpus: recomenda-se formatar as materialidade do corpus de modo distinto ao corpo do texto e das citações de mais de 3 linhas. Sugere-se recuo de 2 cm.

Imagens, figuras, esquemas: devem ser nomeados e numerados sequencialmente. Indicar legenda sempre na parte inferior da imagem/da figura/do esquema, junto à fonte, que é apresentada uma linha abaixo do título. Legendas devem apresentar alinhamento centralizado e ser escritas em Times New Roman 10. Exemplos:

Figura 1: Representação analítica dos textos x.

Fonte: Adaptado de Ribeiro (2009, p. 10).

Tabelas, quadros: devem ser nomeados e numerados sequencialmente. Indicar título da legenda sempre na parte superior do quadro/da tabela e, na parte inferior, a fonte. Legendas devem apresentar alinhamento centralizado e ser escritas em Times New Roman 10.

Referências (antecedidas pela expressão Referências, em negrito, alinhada à esquerda): espaçamento simples, alinhamento justificado. Listar obras/materiais citados no decorrer do texto no final do corpo do texto, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (no caso de um mesmo autor). Seguir demais orientações da ABNT NBR 6023. A seguir, exemplificam-se alguns casos, conforme a regulamentação citada:

- Monografia no todo:

GUIMARÃES, Eduardo. A Palavra: Forma e Sentido. Campinas: RG/Pontes, 2007.

GUIMARÃES, E.; BRUM de PAULA, M. R. (Orgs.). Sentido e Memória. Campinas: Pontes, 2005. p. 9-26.

- Parte de monografia:

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: ______. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: HUCITEC, 1997. p. 31-38.

- Artigo publicado em periódico, boletim, etc.:

ORLANDI, Eni Puccinelli. Exterioridade e ideologia. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 30, p. 27-33, 1996.

- Artigo e/ou matéria de jornal:

BRASIL, U. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, São Paulo, Caderno 2, p. D3, 31 out. 2009.

MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, São Paulo, n. 1528, p. 9 -11, 4 set. 1998. Entrevista concedida a João Gabriel de Lima.

- Fontes eletrônicas:

LACAN, Jacques. Seminario 5. Las formaciones del inconsciente. Clase 4 (27 nov. 1957) Tradução R. E. Rodriguez Ponte. Psikolibro: 2007. Disponível em: lt;http://www.4shared.com/file/16435439/40973c9e/Lacan_Jacques__Obras_Completas.html> Acesso em: 20 mai. 2007.

- Trabalho apresentado em evento:

TRZESNIAK, Piotr. A concepção e a construção da revista científica. In: II ENCONTRO DE EDITORAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL/IVFEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO. Anais... Belém/PA: MPEG-Museu Paraense Emilio Goeldi/ABEC-Associação Brasileira de Editores Científicos, 2000. p. 21-34. Disponível em: <http://academia.edu/872626/A_concepcao_e_a_construcao_da_revista_cientifica>. Acesso em: 1 jul. 2013.

- Autoria conjunta (mais de três autores):

SCHERER, Amanda E. et al. Arquivo, memória e acontecimento em uma política de Fundos Documentais. Gragoatá: Revista dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, Niterói, v. 18, n. 34, p. 113-130, 1 sem. 2013. Disponível em: < http://www.uff.br/revistagragoata/ojs/index.php/gragoata/article/view/54/10>. Acesso em: 1 jul. 2013.

- Títulos genéricos, autor entidade e periódicos ou coleções no todo:

DICIONÁRIO Brasileiro de Terminologia Arquivística – DBTA. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. (Publicações Técnicas, n. 51).

Entrevista

Título (ENTREVISTA COM FULANO DE TAL): negrito, centralizado, caixa alta, Times New Roman 12.

Texto: dois espaços abaixo do título. As perguntas devem ser apresentadas em negrito, sem identificação de nome do entrevistador. As respostas devem ser apresentadas sem destaque em negrito e sem identificação do entrevistado. Utilizar Times New Roman 12, espaçamento 1,5, sem adentramento de parágrafo. Exemplo:

Professor, gostaríamos que começasse falando sobre a história de sua formação em Letras.

Inicialmente, posso dizer que minha vida acadêmica começou quando, na cidade de São Paulo, eu ingressei no...

Data da entrevista: dois espaços simples após o texto e com alinhamento à direita, conforme o que segue:

Entrevista realizada em: ___/___/___.

- Sugere-se que cada entrevista seja antecedida por um texto introdutório de contextualização da entrevista e da sua relevância para a área. O texto deve apresentar título – negrito, centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman 12 - e conter até uma página no formato especificado pelo periódico. O texto deve ser separado do título por dois espaços simples e, ao final, deve-se apresentar o nome do entrevistador, seguido da sigla de sua instituição, entre parênteses.

Resenhas

Título: Times New Roman, 12, negrito, caixa alta, centralizado.

Referência da obra resenhada: duas linhas abaixo do título, em Times New Roman 12, alinhamento centralizado. Seguir as orientações da ABNT NBR 6023.

Texto: duas linhas abaixo da referência da obra resenhada, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm.

Citações diretas e indiretas: seguir as orientações da ABNT NBR 10520.

Referências (antecedidas pela expressão Referências, em negrito, alinhada à esquerda): espaçamento simples, alinhamento justificado. Listar obras/materiais citados no decorrer do texto no final do corpo do texto, em ordem alfabética (no geral) e cronológica (no caso de um mesmo autor). Seguir demais orientações da ABNT NBR 6023.

Textos de divulgação de teses (somente para organizadores de dossiês temáticos)

Título: Times New Roman, 12, negrito, caixa alta, alinhamento à esquerda.

Dados de referência da tese: na sequência do título, devem ser apresentados o nome do autor, o ano de defesa, o orientador e a instituição. O texto deve ser escrito em Times New Roman 12, com alinhamento à esquerda. Exemplo:

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX NO BRASIL: O FUNCIONAMENTO DA CONTRADIÇÃO NO DISCURSO DO GRAMÁTICO

Autora: Maria Iraci Souza Costa

Ano de defesa: 2015

Orientadora: Amanda Eloina Scherer

Instituição: Universidade Federal de Santa Maria

Texto:duas linhas abaixo da referência da obra resenhada, em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, adentramento de parágrafo 1,25 cm. Apresentar o escopo da tese e a relevância do trabalho para a temática em pauta.

Tutorial para Submissão de Textos

O autor (no máximo, 3 autores) deve realizar o cadastro (Login/Senha) na página do periódico, na seção Submissões Online. Preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). No espaço URL, recomenda-se a inclusão do número ORCID ID. Salvar as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, em “Submissões Ativas” iniciar o processo de submissão por meio do link “Clique aqui para Iniciar o Processo de Submissão” e realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, concordando com as condições estabelecidas pelo periódico (marcar as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionando a seção 'artigos'. Depois, indicar a chamada correspondente à submissão no campo “Comentários para o Editor”.

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, Estado e país, resumo da biografia, título e resumo e referências –, além dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao original a ser publicado.

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema.

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal - tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas e figuras que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Condições de Submissão

Os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por por outro periódico;
  2. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades, no Word, como forma de garantia do critério de avaliação às cegas proposto pelo periódico.

Direito Autoral

Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Indicar a edição a qual destina-se o manuscrito.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.