A construção de um compromisso para uma educação antirracista: entre o político e o hipnótico

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2179219487817

Mots-clés :

Educação, Análise de Discurso

Résumé

Este trabalho propõe uma via discursiva para compreender a Lei 10.639/03, instrumento legal que obriga o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. O artigo defende que, pela lei em questão, o Estado empenha-se na construção de uma promessa discursiva (Anjos, 2021), ou seja, um compromisso para a educação antirracista produzido em condições materiais próprias. Desse modo, como uma promessa inscrita historicamente, é possível observar, por um lado, seu jogo hipnótico, no qual os sujeitos acham-se atados às amarras performativas e, por outro, a divisão de sentidos ligada a esse compromisso. Agenciando os ditos, a promessa em voga enlaça os sujeitos, fazendo-os esquecerem-se das condições materiais que permitem ao Estado ocupar-se em determinar legalmente a inclusão da cultura negra no conteúdo escolar.

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Liliane Souza dos Anjos, UNESP

Doutora pelo programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Funcionamento do Discurso do Texto. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Comunicação Organizacional pela Faculdade 2 de Julho
(F2J). Graduou-se em Letras Vernáculas pela UFBA e em Comunicação Social pelo Centro Universitário Jorge Amado. Docente do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), na Universidade Estadual Paulista (UNESP- Bauru). É líder do DISME - Dispositivo Discursivo Materialista em Estudo, grupo em que desenvolve pesquisas voltadas para a Análise de Discurso em diálogo com outras áreas de conhecimento como Educação e Comunicação.

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Publiée

2025-02-28

Comment citer

Souza dos Anjos, L. (2025). A construção de um compromisso para uma educação antirracista: entre o político e o hipnótico. Fragmentum, (64), 23–34. https://doi.org/10.5902/2179219487817